03 ABR 2019
Iniciadas as atividades de formação do PVE 2019

A Prefeitura de Aparecida do Taboado, representada pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, deu início à execução do Programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE) 2019 do Instituto Votorantim em conjunto com a empresa Suzano. As atividades começaram na última segunda-feira, 01, na sede da Secretaria de Educação, com a formação do Ciclo 1,  da categoria GEDU (Gestão Educacional).

Outras duas frentes estão sendo trabalhadas no Ciclo: GESC (Gestão Escolar), iniciada no último dia 02, e MOB (Mobilização), nesta quarta-feira, 03. Diretores, coordenadores, funcionários da Secretaria de Educação e convidados para integrar a mobilização fazem parte da formação, este ano regida pela nova formadora do CENPEC (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária), Patrícia Guarany, de São Paulo, e Paula Bonfim, mobilizadora da empresa Suzano, de Três Lagoas.

Inicialmente, a formadora Patrícia Guarany fez um resgate do PVE 2018 e traçou o Plano de Ação para o PVE 2019. “Com o PVE é proposta uma maior integração entre as pessoas que compõem a educação do município para promoções de ações articuladas que visam o melhor aprendizado dos alunos”, enfatizou ela.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria Margarida de Matos, e com a diretora de Educação, Adelair Aparecida Martins Rodrigues, que também é técnica mobilizadora do PVE, no ano de 2018 a Educação de Aparecida do Taboado trabalhou com a mobilização comunitária e obteve excelentes resultados, inclusive com o reconhecimento nas três frentes da categoria Destaque Nacional, ou seja, GESC (Gestão Escolar), GEDU (Gestão Educacional) e MOB (Mobilização), ficando entre os seis finalistas. Além da categoria Destaque Nacional, as frentes foram avaliadas separadamente e o Município ficou também entre os seis finalistas na GESC (Gestão Escolar).

“Quanto mais a população se informa e se apropria destes aspectos da educação pública e a compreende como um bem imprescindível para o desenvolvimento das comunidades, maior será o impacto sobre a qualidade da educação. Eu agradeço ao prefeito Robinho Samara que apoia a educação de qualidade em nosso município e incentiva para que programas como estes façam parte do nosso planejamento educacional. Neste ano pretendemos aprimorar ainda mais o programa em nossas escolas e quem sabe ganhar o primeiro lugar da premiação Destaque Nacional”, disse a secretária.

Neste ano de 2019 o PVE tem como estratégia a atuação em duas frentes: a qualificação das práticas de gestão educacional e escolar e o engajamento na mobilização social.

Dois conceitos são considerados importantes para a execução do programa “Estar presente” e “fazer a diferença”, o que fortalece a sua proposta de valor inspirada na mensagem “Estar presente faz a diferença”, cujo intuito é trabalhar para a melhoria da educação com a utilização do esforço e comprometimento das diversas esferas da sociedade envolvidas.

Estão previstas ações de: formação e apoio à gestão pública, que visam o desenvolvimento de competências para favorecer a atuação eficiente de gestores educacionais e escolares; trabalho focado nos temas prioritários à gestão escolar e educacional, com oferta de formações presenciais e a distância, alinhadas às prioridades da gestão, que contribuam para garantir o aprendizado adequado do estudante; e sensibilização e mobilização, com o objetivo de criar e/ou fortalecer ações voltadas a grupos atuantes na sociedade para contribuir com a promoção da qualidade da educação.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024