04 ABR 2019
Executivo e Legislativo receberam diretor-geral do TRE/MS para tratar sobre cadastros de Biometria em Aparecida do Taboado

Nesta quinta-feira, 04, na sala de reuniões do Paço Municipal, o Poder Executivo, representado pelo prefeito Robinho Samara, e o Legislativo, representado pelo vereador presidente da Câmara, José Rodrigues de Matos (Zezão) e vereadores Moysés Chama e Alaor Bernardes da Silva (Lolozinho), tiveram uma reunião com o diretor-geral do TRE, Hardy Waldschmidt, com o secretário do Comitê Gestor da Biometria, Eduardo Haruo B. Nagata e com o diretor responsável pelo Cartório Eleitoral do município, José Klécius de Oliveira, para tratar de procedimentos relativos ao cadastramento biométrico de eleitores de Aparecida do Taboado.

Na oportunidade, o prefeito Robinho Samara agradeceu a presença das autoridades e relatou ser parceiro da Justiça Eleitoral para atender as demandas necessárias para o cadastramento biométrico. “Sabendo que a partir desta próxima eleição a Biometria é obrigatória, faço questão de auxiliar o Cartório Eleitoral na divulgação do cadastramento. É preciso que todo o cidadão se conscientize da importância do voto”, disse.

Dados apresentados pelo diretor do TRE apontam que no Brasil, existem 147.914.958 eleitores, deste número 91.225.379 (61,67%) possuem biometria. No Estado de Mato Grosso do Sul existem 1.885.727 eleitores e com biometria cadastrada apenas 1.056.263 (55,98%). Já no município de Aparecida do Taboado o eleitorado inicial registrado até o dia 23 de janeiro de 2017 era de 18.015 pessoas, no entanto este número saltou para 18.433 eleitores. Estão devidamente cadastrados apenas 8.812 eleitores, o que representa um percentual de 47,81%. Hardy destacou que 52,19% do número de eleitores estão sem a biometria, ou seja, 9.621 eleitores.

O diretor geral do TRE explicou que o atendimento ordinário para cadastramento da biometria iniciou no dia 23 de fevereiro de 2017 e agora, com a obrigatoriedade da identificação dos eleitores será realizada uma força tarefa em forma de mutirão durante 46 dias, a partir do dia 22 de abril, com previsão para encerrar no dia 07 de junho.

O cartório eleitoral estará aberto das 12h às 18h (MS), de segunda a sexta-feira, com possibilidade de abertura aos finais de semana, para eleitores residentes na Zona Rural.

Serão instalados 10 guichês de atendimento, com dois equipamentos de triagem. O tempo médio de atendimento é de 12 minutos por eleitor, o que atende uma média de cinco eleitores por hora. A meta de atendimento é de 300 eleitores por dia.

Para fazer o cadastramento o eleitor deve comparecer ao Cartório Eleitoral, localizado à Rua Mato Grosso do Sul, 3881, Jardim Brandini II, levando consigo o título de eleitor (caso possua); documento de identidade com foto; comprovante de residência atualizado; e, no caso dos homens, alistamento militar (para primeiro título de homens maiores de 18 anos).

“Os eleitores de Aparecida do Taboado que ainda não fizeram a Biometria estão obrigados a comparecer no Cartório Eleitoral a partir de hoje até o dia 07 de junho. Aqueles que não fizeram a Biometria terão o título cancelado, ficando impedidos de votar e de realizar diversos atos da vida civil”, finalizou o diretor-geral do TRE/MS.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024