27 SET 2023
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Prefeitura e Sebrae/MS lançam Plano de Desenvolvimento Econômico de Aparecida do Taboado
Como uma entrega do programa Cidade Empreendedora para o município, o documento traz ações voltadas para alavancar a economia e impulsionar o crescimento sustentável
Na manhã desta quarta-feira (27), foi realizado o lançamento do Plano de Desenvolvimento Econômico de Aparecida do Taboado, uma entrega do Sebrae e da Prefeitura Municipal, por meio do programa Cidade Empreendedora, executado no município desde abril deste ano.

De acordo com o prefeito, José Natan, o plano é composto por ações que estarão impulsionando o desenvolvimento local e o crescimento do município, trazendo também auxílio à gestão pública.

“Com o amparo dessa grande instituição que é o Sebrae, a gente busca diminuir a evasão de recursos, fortalecer o comércio local e, principalmente, fazer com que o dinheiro gire no município. Nós vimos como essa atuação funcionou em outras regiões do Estado e hoje Aparecida do Taboado é uma Cidade Empreendedora com um Plano de Desenvolvimento Econômico que irá nos ajudar alavancar o nosso município”, destacou o chefe do executivo.

Elaborado a partir de pesquisas socioeconômicas e do diálogo com lideranças locais, o Plano de Desenvolvimento Econômico de Aparecida do Taboado é composto por 14 ações voltadas para transformar desemprego em empreendedorismo, fazer com que a população compre mais do comércio local, capacitar pequenos negócios locais para tornarem-se fornecedores de grandes empresas e fomentar as áreas do turismo e economia criativa.

Segundo o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, o documento é mais uma entrega do programa Cidade Empreendedora para o município e, com esse trabalho junto à prefeitura, a instituição se faz presente para atuar de forma integrada. “Trazemos ações que foram pensadas junto com a população, administração municipal e lideranças locais, como Associação Comercial e Sindicato Rural, que irão trazer melhorias para o município em diversas áreas e incluir o pequeno negócio no processo de desenvolvimento. O Sebrae está presente em Aparecida do Taboado para trabalhar em conjunto com a sociedade e auxiliar na transformação do município”, ressaltou Mendonça.

As ações elencadas no plano irão nortear a atuação do programa Cidade Empreendedora no município, que é executado a partir do eixo competitivo “Cidade de Negócios”. A vertente foi escolhida pela administração pública e é voltada para alavancar o desenvolvimento por meio do empreendedorismo. Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente, Fátimo Dias, o trabalho irá trazer melhorias, principalmente, para o comércio local.

“É um grande feito para a nossa administração, pois vamos fomentar e ajudar o nosso comércio a vender para as grandes empresas, além de levar conhecimento para que os empreendedores consigam gerar mais renda. Então, vejo o Plano de Desenvolvimento como uma iniciativa importante para o nosso município e acredito muito na atuação do Sebrae, pois a instituição ajuda o pequeno comerciante a fazer bons negócios”, expôs o secretário Fátimo Dias.

Presenciaram o lançamento do Plano de Desenvolvimento Econômico, o prefeito José Natan, a primeira dama Verônica de Paula, o vice-prefeito Tenente Ávila, o Diretor da FUNTRAB Ademar Silva Júnior, o Superintendente do Sebrae/MS Cláudio Mendonça, a gerente regional do Sebrae Josi Signori, representantes das Indústrias e do comércio de Aparecida do Taboado, vereadores, secretários municipais, representantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, representantes das Agências Bancárias, comerciantes, empresários e servidores municipais.

Fonte: Fotos Daniel Silva - DICOM
Autor: SEBRAE/MS e Diretoria de Comunicação