27 FEV 2023
Saúde amplia público-alvo e abre aplicação da vacina bivalente para vários grupos
Na semana passada, a Secretaria de Saúde iniciou a vacinação contra a Covid-19 com a aplicação da vacina bivalente pelos idosos com mais de 70 anos e moradores do Lar dos Idosos. E, a partir desta segunda-feira (27), começou a ampliar o público-alvo para vários grupos.

Segundo a secretária Daiane Pupin, o que muda também são os locais de vacinação. Até semana passada, apenas a ESF Jardim do Lago estava fazendo a imunização e, a partir da próxima semana, a vacinação acontecerá em todas as ESFs, das 7h às 10h30 e das 13h às 16h30.

CONFIRA QUAL O PÚBLICO-ALVO DESTA FASE:

- Maiores de 60 anos;
- Pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILP) a partir de 12 anos, abrigados e os trabalhadores dessas instituições;
- Imunocomprometidos (imunossuprimidos);
- Gestantes e puérperas;
- Trabalhadores da saúde;
- Pessoas com deficiência permanente.

DEFINIÇÃO DE IMUNOSSUPRIMIDOS
De acordo com o Manual dos Centros de Referência Imunobiológicos Especiais, do Ministério da Saúde (2019), os indivíduos imunocomprometidos ou em condição de imunossupressão são:
- Pessoas transplantadas de órgão sólido ou de medula óssea;
- Pessoas vivendo com HIV (PVHIV);
- Pessoas com doenças inflamatórias imunomediadas em atividade e em uso de corticoides em doses ≥20 mg/dia de prednisona ou equivalente por ≥ 14 dias.
Crianças: doses de prednisona ou equivalente ≥2 mg/kg/dia por mais de 14 dias até 10kg;
- Pessoas em uso de imunossupressores e/ou imunobiológicos que levam à imunossupressão;
- Pessoas com erros inatos da imunidade (imunodeficiências primárias);
- Pessoas com doença renal crônica em hemodiálise;
- Pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos seis meses;
- Pessoas com neoplasias hematológicas.

Fonte: Fotos: DICOM
Autor: Camila Helem de Jesus - Diretoria de Comunicação