17 DEZ 2021
Em reunião com técnicos do Mtur, Governo Municipal define próximos passos para implantação do Trem Turístico
No último dia 15 de dezembro, o prefeito de Aparecida do Taboado, José Natan de Paula Dias; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Fátimo Dias; a diretora de Turismo, Mônica Porto; e o fotógrafo e entusiasta ferroviário, Markos Fernando, participaram de reunião online com técnicos do Ministério do Turismo (Mtur), prefeitos e secretários de desenvolvimento e turismo da região para traçar os próximos passo para implantação do Trem Turístico Regional.

O prefeito José Natan acompanhou toda a reunião de Campo Grande, onde estava reunido com o Ministro das Relações Exteriores, João Carlos Parkinson de Castro, tratando sobre a Rota Bioceânica. Ao tomar conhecimento do projeto, o Ministro se interessou em participar da reunião, garantindo apoio.

Embora o projeto seja complexo, já que envolve os Ministérios do Turismo e da Infraestrutura, a RUMO, 4 municípios e 2 estados, o desenrolar vem caminhando bem e, a partir de janeiro, conforme informou a diretora de Turismo, Mônica Porto, os municípios envolvidos terão que fazer os levantamentos exigidos para uma apresentação mais consistente aos Ministérios, em fevereiro.

“O projeto é arrojado, porém o prefeito José Natan, juntamente com os prefeitos de Santa fé do Sul, Rubinéia e Três Fronteiras, estão trabalhando com muita articulação, organização e afinco. Será um produto turístico muito diferenciado não só para os municípios, mas para toda a região leste sul-mato-grossense e o noroeste paulista”, avaliou Mônica.

A ideia é implantar um circuito entre as 4 cidades, num percurso total de 30 km, com paradas estratégicas em cada estação, que serão planejadas para oferecer artesanato, produtos da agricultura familiar, passeios e informações turísticas, além de divulgar o calendário de eventos da região.

O projeto vem sendo articulado desde setembro, quando o prefeito José Natan apresentou o esboço para o Ministro do Turismo e para o Gerente de Projetos Especiais da EMBRATUR durante um evento em Bonito-MS e, na sequência, enviou o secretário Fátimo Dias e a diretora Mônica Porto ao departamento técnico de trens turísticos do Mtur, em Brasília, para verificação dos passos a serem dados, resultando em um relatório apresentado no início desse mês.

A criação do Trem Turístico Rumo à Nascente Rio Paraná resolverá uma demanda reprimida de turistas amantes da ferrovia e daqueles que sentem saudade de realizar as afetuosas viagens a bordo de um trem. Com isso, pretende-se promover o resgate cultural e a alavancagem do turismo regional, envolvendo os municípios de Aparecida do Taboado-MS, Rubineia, Santa Fé do Sul e Três Fronteiras, no noroeste paulista.

A proposta a curto prazo é aumentar em torno de 15% o fluxo normal de turistas e promover a revitalização das estações ferroviárias. A médio e longo prazo pretende-se desenvolver de maneira significativa a economia regional, gerando mais empregos e renda.

O projeto prevê ainda a instalação de um núcleo da ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária), o que dará respaldo para aquisição, restauração e operação do Trem Turístico Rumo à Nascente Rio Paraná.

Autor: Camila Helem - Diretoria de Comunicação