17 DEZ 2021
Secretaria de Desenvolvimento Econômico participa de evento da Associação Integra Costa Leste com técnicos da FUNDTUR
Nos últimos dias 12 e 13 de dezembro, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente de Aparecida do Taboado, Fátimo Dias, e a Diretora Municipal de Turismo, Mônica Porto, participaram em Três Lagoas de um importante evento para o desenvolvimento regional: o encontro dos eixos estratégicos da Associação Integra Costa Leste formada por 11 municípios da região Costa Leste de Mato Grosso do Sul.

A Associação trabalha 4 eixos: saúde, educação, desenvolvimento econômico e turismo, e Aparecida do Taboado participa ativamente dos 4 segmentos. O prefeito José Natan encara com muita seriedade todas as oportunidades de crescimento que são oferecidas para melhorias no município, principalmente as que ocorrem envolvendo a união em prol da região Costa Leste.

No dia 12, houve atividade somente para o eixo turismo com a visita técnica e o lançamento de um novo produto turístico da Marina JS, com a presença de gestores municipais de turismo e de técnicos da Fundação de Turismo - FUNDTUR, que constataram que a Região Turística está empenhada nas ações e no caminho certo para inserir a Costa Leste como destino turístico no Estado.

O novo produto trata-se de um passeio de lancha para grupos de até 20 pessoas, com parada em praias, onde os turistas podem levar bebidas e carne para assar na churrasqueira disponível no equipamento. O proprietário Joaquim Romero apresentou o funcionamento da Marina JS e ainda ofereceu um show de modão e outro com cover do Zé Ramalho. “Foi uma ótima oportunidade para network entre os gestores e a FUNDTUR”, avaliou a diretora de Turismo, Mônica Porto.

Já no dia 13, o SEBRAE reuniu os 4 eixos para algumas palestras e apresentação das ações realizadas em 2021, com apresentação do planejamento para 2022. Na sequência, os grupos foram separados por eixo para uma reunião formal, onde vários assuntos foram discutidos.

No eixo turismo foram solucionadas várias pautas pendentes, necessárias à documentação dos municípios para que todos sejam classificados nos sistemas da FUNDTUR e do Ministério do Turismo e, neste sentido, a presença dos técnicos foi de fundamental importância para tirar dúvidas e também para orientação de como a Fundação pode estender seu apoio aos municípios, conforme destacou Mônica.

“Aparecida do Taboado tem feito seu dever de casa para inserir o município em todas as oportunidades de apoio ao turismo, mas o fato de fazer parte de uma Instância de Governança como a Região Turística Costa Leste contará pontos neste sentido. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, sempre presente, não poupa esforços para colaborar no fortalecimento do turismo da Costa Leste”, finalizou o secretário Fátimo Dias.

Autor: Camila Helem – Diretoria de Comunicação
Local: Aparecida do Taboado-MS