07 DEZ 2021
ESCOIN chega ao 12º Módulo e normatiza Gestão de Frotas
A Escola de Controle Interno (ESCOIN), criada pelo Governo Municipal de Aparecida do Taboado nesta gestão, através da Controladoria Geral do Município – CGM, realizou no último dia 30 de novembro o 12º Módulo de Treinamento com foco na ‘Gestão de Frotas’.

A capacitação esmiuçou a Instrução Normativa nº 10/2021, de 18 de novembro de 2021, que roteiriza todo o processo de gestão de frotas, ou seja, normatiza o uso dos veículos do setor público e atribui responsabilidades aos envolvidos, dentre os quais destacamos: o Diretor de Frotas, os Operadores de Frotas, os Secretários Municipais, os Condutores, a Empresa Contratada, dente outros.

Conforme explicou Divina Freitas Rondon, Analista de Finanças e Controle, servidora da CGM, o principal objetivo de normatizar a gestão de frotas é garantir a segurança na execução das despesas, evitando fraudes, corrupção e desvios no setor. “Para isso, criamos a roteirização de documentos, desde a identificação da necessidade até o pagamento”, esclareceu.

Jorge Fernando Alves de Oliveira Torres, Assessor Jurídico da CGM, acrescentou que a normatização oferece instrumentos de checagem que facilitam, inclusive, a operacionalização do sistema, a definição do organograma e o fluxo da despesa. “Cada um vai saber qual seu papel dentro desse fluxo, com suas atribuições e responsabilidades e, dessa forma, teremos ganhos significativos no setor”, justificou.

Uma das medidas regulamentadas pela Instrução Normativa, conforme detalhou o controlador Welinton Marques, é a oficialização do Diário de Bordo: “já era uma medida adotada pelos usuários dos veículos, mas não era oficial e agora passa a ser”, disse ele. No Diário de Bordo são especificados os horários de saída e chegada, a cidade de destino, a quilometragem e o condutor do veículo.

Outra iniciativa recém implantada pela Administração Municipal é o sistema de rastreamento e monitoramento dos veículos. Segundo Welinton, essa iniciativa vem ao encontro do objetivo da Instrução Normativa e vai contribuir para o melhor desempenho da gestão de frotas.

Participaram do 12º Módulo o vice-prefeito Tenente Ávila; a secretária de Administração, Fernanda Ziviani; o operador de frotas, Horacides Junior; motoristas e servidores do setor de Contabilidade.

Fonte: Fotos: Camila Helem/DICOM
Autor: Camila Helem - Diretoria de Comunicação