14 JUN 2021
Covid: Município esgota estoque de vacina e aguarda envio de novos lotes para retomar aplicações
Aparecida do Taboado esgotou o estoque de vacinas contra o novo coronavírus e, segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura aguarda agora o envio de novos lotes via Governo do Estado para retomar o calendário de vacinação.

A secretária Daiane Pupin esclareceu que a última remessa que o Município recebeu foi na madrugada de sexta-feira (11), o que possibilitou a abertura de um novo grupo: maiores de 47 anos.

Até agora, o Município já vacinou 8.814 pessoas com a 1ª dose, o que representa 33,81% da população total.

GOVERNO DO ESTADO

Segundo informações da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Mato Grosso do Sul não tem previsão para o recebimento de novas doses de vacinas contra a Covid-19. A última remessa que o Estado recebeu foi na quinta-feira (10), de 51,5 mil doses da vacina da AstraZeneca-Oxford-Fiocruz.

A expectativa, no entanto, é que imunizantes cheguem ao Estado ainda nesta semana. Isto porque, conforme a SES, a comunicação do envio não é feita com muita antecedência e pode ocorrer dias ou dia antes da chegada da vacina.

Há expectativa também para a chegada da vacina da Janssen nesta semana ao Estado. De acordo com ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, os imunizantes chegarão na terça-feira (15) no Brasil e serão distribuídas para as capitais por conta da logística e da validade até o dia 27 de junho.

A princípio, o Ministério da Saúde reservou 38.400 doses da patente para Mato Grosso do Sul. No entanto, o Estado solicitou o fundo de reserva da pasta, que representa 5% do total das doses enviadas para o Brasil. Assim, conforme o secretário Estadual de Saúde, Geraldo Resende, o quantitativo do imunizante, que possui dose única, pode ser em torno de 210 mil no Estado.

De acordo levantamento nacional, Mato Grosso do Sul está entre os estados brasileiros com melhor desempenho na vacinação. (Governo MS)

Autor: Camila Helem - Diretoria de Comunicação