11 JUN 2021
Prefeito diz que vai se reunir com equipe de Saúde para discutir decreto estadual antes de anunciar novas medidas
Estado deu 48h para municípios se adequarem às novas regras
O prefeito municipal José Natan deve se reunir ainda hoje (11), de forma online, com a equipe da Secretaria Municipal de Saúde, FESAT e gabinete para discutir o novo decreto estadual publicado ontem pelo Governo MS, depois que 43 municípios passaram para a bandeira cinza no programa de classificação de risco PROSSEGUIR, entre eles Aparecida do Taboado.

Segundo José Natan, mais uma vez a medida pegou todos os prefeitos do Estado de surpresa, o que levou a Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul) a apresentar manifesto pedindo prazo de 48 horas para adequação, o que foi acatado ainda ontem pelo Governo do Estado. Com isso, as novas medidas estaduais passam a valer a partir de domingo, dia 13.

O chefe do Executivo destacou que até lá as medidas a serem seguidas são as impostas no decreto municipal nº 55/2021, que está em vigor e, inclusive, possui alguns pontos mais restritivos que o decreto estadual, como o horário do Toque de Recolher aos finais de semana e feriado que tem início às 18h.

O prefeito ainda destacou que a Administração contratou novos fiscais sanitários e tem intensificado a fiscalização no município, inclusive com mais agentes de saúde recém contratados fazendo o monitoramento dos casos positivados, mas cobrou conscientização por parte da população. “Eu vejo várias pessoas sem máscara, se reunindo, não guardando distanciamento. O bom senso tem que partir de cada um. É uma questão de consciência. Mesmo sendo cuidadoso e seguido todas as medidas eu acabei infectado, imagina que já está descrente. Por isso, peço a colaboração de todos para enfrentarmos esse momento difícil”, finalizou.

José Natan ainda fez questão de chamar a atenção para a situação no hospital municipal, “nosso hospital está a ponto de um colapso; estamos próximos a não termos mais camas; estamos buscando oxigênio 3 vezes por semana; todos os nossos leitos de UTI estão ocupados, assim como os leitos clínicos. É uma situação muito preocupante do ponto de vista da Saúde pública”, disse ele.

Sobre as novas medidas, José Natan esclareceu: “vamos entrar num consenso durante a reunião. Temos ponderações quanto à questão comercial, mas hoje o que fala mais alto é a Saúde. Não tem como nos abstermos da questão da Saúde, mas todos os municípios estão discutindo, levando em consideração suas particularidades. Vamos discutir justificativas técnicas para alinhar Saúde e economia”.

O prefeito José Natan finalizou informando que a Administração tornará pública a decisão do Governo Municipal através dos canais oficiais da Prefeitura.