21 MAI 2021
Mutirão ‘Minha Cidade é Minha Casa – Todos contra a Dengue’ retira 230 toneladas de lixo da cidade

Bastou assumir a Prefeitura que a nova gestão caiu, literalmente, em campo. Depois de estartar ações de limpeza e manutenção em vários prédios e locais públicos de Aparecida do Taboado, a Administração Municipal deu início ao 1º Mutirão ‘Minha Cidade é Minha Casa – Todos contra a Dengue’, que terminou hoje (21), e retirou das ruas 367 caminhões de lixo, o equivalente a aproximadamente 230 toneladas.

O Mutirão aconteceu durante 5 semanas - de 19 de abril a 21 de maio - e atendeu todos os bairros da cidade. O prefeito José Natan destacou a importância do Mutirão, “esta foi nossa primeira ação ao assumir a Prefeitura de Aparecida do Taboado e tivemos que realizar de forma emergencial. Encontramos um acúmulo muito grande de lixo pelas ruas da cidade, desde o doméstico até entulhos, ferragens e móveis inservíveis. Limpamos toda a cidade, retiramos os amontoados de entulho das ruas dando a destinação correta porque deixar o município limpo resgata a autoestima dos aparecidenses”, disse o prefeito.

A ordem de José Natan foi limpar a cidade de canto a canto para recuperar o prazer de andar pelas ruas, bairros e, principalmente, acabar com focos do mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zica Vírus, pensando na Saúde da população.

Sobre os próximos passos, o prefeito José Natan enfatizou que será preciso envolver a população na manutenção desta limpeza, “após este primeiro momento, vamos iniciar uma campanha de conscientização, campanhas educativas. Queremos que não joguem os entulhos de forma indiscriminada. Os aparecidenses precisam se apropriar da cidade, querer e nos ajudar a manter a cidade limpa”, explicou ele.

Na primeira semana, o Mutirão recolheu 44 caminhões de lixo; já na segunda foram 51; na terceira, 126; na quarta, 71 e na última, 75. Cerca de 50 pessoas estiveram envolvidas, sendo servidores da Secretaria de Obras e da Secretaria de Saúde (Controladoria de Vetores), além de equipes da empresa responsável pelo serviço de varrição de ruas.

Para garantir a efetividade da ação, a Prefeitura empregou 4 caminhões caçambas, 1 pá-carregadeira, 1 retroescavadeira e 1 motoniveladora, que facilitou a limpeza nos bairros que ainda não contam com pavimentação. Além disso, foram utilizados 4 mil sacos de lixo para atender, principalmente, a equipe de Vetores no recolhimento de lixo em quintais e terrenos baldios.

A Prefeitura orienta os moradores para que ajudem a manter a cidade limpa, não deixando sujos quintais, lotes e locais públicos, e reitera que dará sequência ao trabalho de manutenção da limpeza pública para que todos tenham uma Aparecida do Taboado mais limpa e mais bonita. Faça sua parte você também!

Autor: Camila Helem - Diretoria de Comunicação