28 AGO 2015
Educação encerra curso de enfrentamento as drogas

Foi encerrado nesta sexta-feira, 28, no Centro Cultural e Pedagógico Professor Agrício José Tolentino, o curso “Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras drogas”, promovido pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Aparecida do Taboado em parceria com a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) de Dourados e Ministério da Justiça.

O projeto desenvolvido é uma parceria com Centro Regional de Referência Em Pesquisa, Ensino e Extensão sobre Drogas da UEMS de Dourados. A capacitação teve carga horária de 64 horas e ocorreu em oito encontros, nos dias 06, 07, 13, 14, 20, 21, 27 e 28 de agosto.

As últimas duas semanas de encontros tiveram como palestrantes a professora Cássia Barbosa Reis, que apresentou o eixo 4: Território e Abordagem Terapêutica, e a professora Maria Beatriz Almeidinha Maia, que expôs, nos dias 27 e 28, o eixo 3: Redução de danos.

O prefeito Robinho Samara esteve no último encontro e parabenizou a iniciativa da Secretaria de Educação. “Essa parceria com a UEMS é mais uma satisfação para a Administração. Eu quero parabenizar o trabalho da Secretaria de Educação e a participação das secretarias de Assistência Social e Saúde. Este foi um trabalho fantástico e as palestras foram muito proveitosas e mostraram a realidade que enfrentamos com as drogas”, falou.

Robinho ainda destacou a sua preocupação com o enfrentamento das drogas. “A gente que tem filhos se preocupa, não somente com os nossos filhos, mas com os filhos de Aparecida do Taboado. O que essa Administração puder fazer para este tipo de evento, nós vamos correr atrás e seremos grandes parceiros para combater a droga no município e em nossa região”, afirmou.

Convidado para falar sobre a sua atuação contra o tráfico de drogas, o delegado de polícia, Lúcio de Fátima Barros, enalteceu a realização do evento por iniciativa da Administração. “É importante que este tipo de evento possa continuar acontecendo, para que mais pessoas tenham conhecimento dos assuntos pertinentes e que possam, de alguma forma, combater o uso e o tráfico de drogas, porque este é um problema que aflige todas as camadas da sociedade e temos que continuar trabalhando em união para evitarmos que os nossos jovens possam ser adotados por traficantes”, salientou.

Com aproximadamente 80 inscritos, participaram: professores, coordenadores e diretores da Secretaria Municipal de Educação; Centro de Atenção Psicossocial (CAPS); Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae); Secretaria Municipal de Saúde (fonoaudiólogos, agentes comunitários, enfermeiros, e técnicos em enfermagem); Secretaria Municipal de Assistência Social; Comunidade Terapêutica; conselheiros tutelares e polícias Civil e Militar.

O secretário de Educação, Joaquim Donizete de Matos salientou a satisfação com o resultado do curso. “Eu fico muito feliz, não só pelo quantitativo de pessoas, mas sim pelo qualitativo e pela representatividade que nós tivemos. Este foi um trabalho em rede que vem somar com o problema que aflige a nossa sociedade que é a droga. Para nós, estar aqui nesta parceria com a UEMS, só contribui para que o município busque alternativas para, ao menos, amenizar essa situação das drogas”, finalizou.

28/08/2015
Educação encerra curso de enfrentamento as drogas