10 MAI 2018
Mães atendidas pelo CRAS recebem curso “Primeiros cuidados com o bebê”

A Prefeitura de Aparecida do Taboado deu início à parceria com o SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) em cursos de aprendizagens para o “Grupo de Gestantes Gerar Vidas”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social, por intermédio do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social).

Na última quarta-feira, 08, as 15 gestantes inscritas no grupo iniciaram o curso “Primeiros cuidados com o bebê”. A capacitação ocorre no CRAS, com carga horária de 20 horas/aula.

A secretária municipal de Assistência Social, Lucilene Tábuas Carrasco e a coordenadora da unidade, Lucimeire Brandão, acompanharam o início das atividades. Segundo Lucilene, o objetivo do curso é esclarecer as dúvidas a respeito dos cuidados iniciais com o bebê; ensinar a manobra de primeiros socorros; e cuidados básicos de higiene e aleitamento materno. “As mamães, principalmente as de primeira viagem, aprendem como melhor cuidar de seus filhos e também saem sabendo de questões comportamentais que influenciam nas primeiras relações”, ressaltou a secretária.

Durante o curso são desenvolvidas diversas competências, tais como: dicas para facilitar a recuperação da recém-mãe; adaptação à chegada do bebê e aos novos papéis familiares; adaptação do bebê à vida fora do útero; posições de carregar o bebê com segurança; posições para arrotar e prevenir refluxo; higiene do bebê e da mãe; curativos na cicatriz umbilical (umbigo); sono; colo; passeios; rotinas do bebê; e primeiros socorros.

Além do curso, a Secretaria de Assistência Social sorteou um carrinho de bebê entre as gestantes. A ganhadora foi Aline de Souza. Todo mês há um sorteio entre elas.

Para participar do “Grupo de Gestantes Gerar Vida” a gestante deve estar fazendo o Pré-Natal em uma unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF); ter renda familiar de até meio salário mínimo; estar grávida de até 4 meses no máximo; e passar por uma triagem no CRAS.