03 AGO 2018
Prefeitura conquista dois novos cursos de graduação para a UAB

Em busca de mais opções acadêmicas para a população aparecidense, a Prefeitura de Aparecida do Taboado conquistou dois novos cursos de graduação para serem ofertados no polo da UAB (Universidade Aberta do Brasil) no município a partir de 2019. Foram autorizados pelo MEC (Ministério da Educação) os cursos de Biologia e Física, pela UFGD (Universidade Federal de Grande Dourados).

Recentemente a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior) do MEC lançou um edital oferecendo mais cursos para os polos e, com autorização do prefeito Robinho Samara, a coordenação da UAB e Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, pleiteou mais cursos para Aparecida do Taboado. “Dentre os cursos que serão oferecidos, 75% deles têm que ser na área de educação, em licenciatura, e os outros 25% para bacharelado, então nós inscrevemos alguns cursos de pós-graduação, bacharelado e também de licenciatura. Desses, dois já foram autorizados, que são os cursos de Biologia e Física”, explicou Joaquim Donizete de Matos, coordenador do polo da UAB.

Atualmente, o polo da UAB, implantado na Escola Municipal João Chama, tem 350 acadêmicos, divididos em três cursos à distância pela UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul); 150 em Pedagogia, 100 em Administração Pública e 100 cursando pós-graduação em Gestão Pública.

Segundo informou a secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria Margarida de Matos, para dar início aos novos cursos será preciso ter um laboratório. No município, o espaço adequado fica na Escola Estadual Ernesto Rodrigues. O coordenador da UAB e secretária de Educação conversaram com os diretores da unidade escolar e tiveram uma autorização prévia, tendo que receber a autorização também da Secretaria Estadual de Educação. Para isso, ambos foram a Campo Grande, no dia 27 de julho, conversar com a secretária de Estado de Educação, Maria Cecilia Amendola da Motta. Eles tiveram confirmação imediata da possibilidade e a secretária fará um termo de sessão do uso dos laboratórios para o Município.

“É mais uma conquista para o ensino superior de Aparecida do Taboado. Estes dois cursos serão oferecidos por mais uma instituição pública muito bem conceituada em nosso Estado que é a UFGD. Nós já temos três cursos oferecidos pela UEMS, agora teremos mais esses dois cursos oferecidos pela UFGD e a UFMS [Universidade Federal de Mato Grosso do Sul] manifestou interesse e já estamos vendo a possiblidade de outros cursos oferecidos por ela”, contou Joaquim.

O coordenador enfatizou que a conquista destes cursos para Aparecida do Taboado é fruto de muito trabalho e dedicação da Administração Municipal, encabeçada pelo Chefe do Poder Executivo. “Agradecemos ao prefeito municipal, Robinho Samara, por ter aberto as portas para que isso pudesse acontecer. O meu desejo é que a gente possa ter sucesso e novos acadêmicos formados aqui dentro de Aparecida do Taboado. Para nós, é uma grande satisfação e uma grande conquista. Vamos trabalhar para abrir as inscrições para o vestibular ainda neste ano, para iniciarmos estes dois novos cursos em 2019”.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024