25 JUN 2021
Prefeitura lança vídeo institucional para conscientizar sobre a campanha Junho Prata
A Prefeitura de Aparecida do Taboado, por meio da Secretaria de Assistência Social, lançou nesta sexta-feira (25) o vídeo “Violência contra Idosos, denuncie” para conscientizar sobre a importância da campanha Junho Prata, mês de enfrentamento à violência contra a pessoa idosa. (Assista aqui)

O nome da campanha estadual, fundamentada na Lei 5.215/2018, faz alusão aos cabelos grisalhos/prateados dos idosos e tem como objetivo sensibilizar e envolver a população no enfrentamento à violência contra as pessoas com 60 anos ou mais.

De acordo com o prefeito José Natan, o Governo Municipal apoia a realização da campanha Junho Prata. “Durante a campanha, as ações de prevenção a todas as formas de violência contra a pessoas idosa são intensificadas. É um momento que nos permite a reflexão e discussão de práticas que devemos exercitar diariamente, ao longo de todo o ano, como o respeito e a garantia dos direitos, como um envelhecer sem violência”.

A data é lembrada no dia 15 de junho, oportunidade em que o Município, através da Secretaria de Assistência Social, fixou faixas em pontos estratégicos da cidade para chamar a atenção da população e visitantes para o tema.

Segundo o psicólogo do CREAS, Cézar Desidério, somente no primeiro semestre deste ano mais de 33 mil casos de violação aos direitos dos idosos foram registrados no Brasil, “um número que causa espanto”, definiu ele.

Cézar ainda destacou que são vários os tipos de violação que os idosos podem sofrer, porém os mais praticados são o abandono e o abuso financeiro, “os idosos ainda são vítimas de violência doméstica, psicológica, sexual e medicamentosa, além de negligência. É importante incentivar a denúncia para que possamos reduzir o número de casos, principalmente na nossa cidade”, disse ele.

“Mais do que tratar os idosos com respeito e dignidade é preciso denunciar. E é importante destacar também que amanhã o idoso pode ser qualquer um de nós. Precisamos praticar o respeito, a empatia e o cuidado com quem tanto já colaborou”, finalizou Cézar.

Em Aparecida do Taboado, as denúncias podem ser feitas através do Disk 100 ou às polícias em geral, nas unidades de saúde, no CREAS, no CRAS, no Centro de Convivência do Idoso e no Ministério Público.

Autor: Camila Helem – Diretoria de Comunicação
Local: Foto e vídeo: DICOM