22 NOV 2019
Teatro nas escolas aborda abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

A Prefeitura de Aparecida do Taboado, por intermédio da Secretaria Municipal de Assistência Social, iniciou, na segunda-feira, 18, campanha nas escolas municipais e estaduais para abordar sobre o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

Com a peça de teatro “Meu quarto, minha inocência”, do Núcleo de Produção e Difusão, do Ponto de Cultura Escola Livre de Teatro, da cidade de Jales-SP, a equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social, formada pela secretária municipal, Lucilene Tábuas Carrasco e por servidores do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), CREAS (Centro de Referência Especializada de Assistência Social) e Conselho Tutelar, vai de unidade em unidade para explicar as diversas formas de violência e principalmente como denunciar o crime.

Ao todo serão 14 apresentações da peça. O teatro estreou na Escola Estadual Frei Vital de Garibaldi, com duas apresentações no período matutino e vespertino. Já na terça-feira, 19, as apresentações para ambos os turnos ocorreram na Escola Estadual Georgina de Oliveira Rocha. Na quarta-feira, 20, a peça foi levada para a Escola Estadual Ernesto Rodrigues, também com duas apresentações.

Nas escolas municipais o teatro será exibido a partir do dia 26 de novembro. As apresentações para os turnos matutino e vespertino ocorrerão na Escola Municipal João Luiz Pereira, também para os alunos da Escola Municipal São Jerônimo, no dia 26; no dia 27, na Escola Municipal João Alves Lara, às 8h30 e às 13h30; no dia 28 na Escola Municipal Professor Jesus José de Souza, às 8h30 e às 13h30; e no dia 29 na Escola Municipal João Chama, das às 8h30 e às 13h30.

Com ênfase na atenção e sensibilidade para identificar os casos, os autores Higor Arco, Renuza Gonçalves, Letícia Perfetto e Guilherme Badilho, apresentam possíveis situações que fazem parte da realidade da criança abusada, muitas das vezes no âmbito de sua casa e por um parente ou amigo próximo.

No final da apresentação, Lucimeire Brandão, coordenadora do CRAS, explicou as formas de denúncia e ressaltou ser importante não se calar. “É muito importante a denúncia. Não podemos deixar impune o abusador. Temos uma rede para atender e acompanhar a criança e o adolescente que sofrem ou sofreram abuso. A denúncia também pode ser feita pelo Disque 100, não precisa se identificar, somente saber o nome da pessoa abusada, o primeiro nome do abusador e o endereço”, disse.

Local: Aparecida do Taboado
19/11/2019
18-11-2019 - Teatro "Meu quarto, minha inocência" na Escola Estadual Frei Vital de Garibaldi
19/11/2019