Durante três dias em Rio Brilhante, coordenadores e servidores de Procons municipais de Mato Grosso do Sul debateram ações integradas que fortalecerão a rede de orientação e defesa dos consumidores no Estado. De Aparecida do Taboado, esteve presente a Coordenadora do PROCON “Ivair Garrido Aydar”, Carla Lima.
Na pauta, entre os dias 27 e 29 de maio, estiveram os serviços financeiros, energia elétrica, assim como superendividamento, proposta de pesquisa de preços integrada e solução para o atendimento das demandas de telefonia.
O 23º Encontro de Procons de MS foi promovido pela Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos) e a Prefeitura de Rio Brilhante, com organização conjunta do Procon/MS (Secretaria Executiva de Orientação e Defesa do Consumidor) e Procon Rio Brilhante.
Um dos assuntos foi sobre experiências e inovação, compartilhado pelo Procurador municipal no Procon Dourados, Lenilson Almeida da Silva que refletiu sobre experiência local na tramitação e julgamento dos processos administrativos.
Já a Coordenadora da Ouvidoria da Claro, Camila Bernardes apresentou um totem de atendimento da empresa que permite atender de forma exclusiva a demanda do consumidor nos Procons. A ferramenta, adotada desde 2020, hoje está presente nos Procons Campo Grande, Dourados e Três Lagoas. Todas as interações são monitoradas a fim de garantir a eficácia do atendimento.
O Procon/MS aproveitou o encontro para convidar as instituições municipais a colaborar no processo de pesquisa de preços. A ideia consiste em coletar e tratar dados por regiões, a fim de ampliar o serviço hoje ofertado. Sua implementação será coordenada pela UORP (Unidade de Orientação e Pesquisa).
Diversas ações conjuntas foram realizadas no evento, oportunidade em que o presidente da FNCE (Frente Nacional dos Consumidores de Energia), Luiz Eduardo Barata, reforçou a necessidade dos Procons estarem integrados aos debates sobre o setor de energia elétrica quanto ao seu custo, necessidade de reforma do segmento, reavaliação dos subsídios concedidos e a efetiva participação dos consumidores na renovação das concessões.
Vários grupos de trabalho formados pelos participantes listaram ainda itens de melhoria na relação com a empresa concessionária Energisa, cobrando desta um atendimento mais qualificado.