29 MAI 2023
Administração festeja com Irmãs Batistinas 60 anos de ações no município
Festejando 60 anos de atividades em Aparecida do Taboado e 30 anos do Instituto Dom Afonso Maria Fusco, as Irmãs Batistinas da Congregação São João Batista, realizaram neste final de maio várias ações em comemoração à data. Sempre relembrando momentos marcantes que contribuíram para que os trabalhos sociais e educacionais fossem realizados e mantidos até os dias atuais.

Quando chegaram em Aparecida do Taboado, seus trabalhos eram feitos no prédio que atualmente é o Cartório do senhor Ubá, depois foram transferidas para o Colégio Cônego Afonso Maria Fusco, uma grande construção, local em que durante muitos anos desenvolveu suas atividades como uma escola de Ensino Fundamental.

Trabalharam um período na Paroquia na Pastoral e depois em 1989, iniciaram o projeto do Instituto na Cohab (Companhia de Habitação Popular), em um vagão antigo com o Senhor Militão, sua esposa Dona Luzia e as Irmãs Miriam e Joana. Em 1993, juridicamente se tornaram Instituto Dom Afonso Maria Fusco.

“Nesses 60 anos de atividades comemoramos 30 anos de Instituto, 17 anos de parceria com a AABB Comunidade, 5 anos do projeto Karatê com apoio do Rotary Club e no dia 17 de maio celebramos 1 ano em parceria com a Prefeitura Municipal, atendendo o antigo Peti”, destaca Irmã Silvana, diretoria do Instituto.
O local que acolhe mais de 240 crianças e adolescentes aparecidenses, trabalhando com atividades como dança, circo, informática, música, natação e muitas outras oficinas que incentivam o desenvolvimento dos alunos. Destas, mais de 100 crianças são do antigo PETI.

E para comemorar todos esses 60 anos de história, várias ações ocorreram durante essa semana, começando pela Missa que aconteceu na Casa das Irmãs, na sexta-feira (20/5). Da terça-feira, 23, até o dia 25 de maio, no Instituto Dom Afonso Maria Fusco, aconteceu a exposição que contou os 60 anos de história das Irmãs no município.

No sábado, dia 27 de maio, as Irmãs realizaram um momento cultural na Escola Professor Jesus José de Souza. No domingo, 28, o Bispo Dom Luiz Knupp celebrou a missa comemorativa no Santuário Diocesano. Ainda no domingo, 28, para encerrar as comemorações, aconteceu um tour histórico pela cidade, com saída da Igreja Matriz.

Ainda em comemoração aos 60 anos, as Irmãs da Congregação São João Batista, ofereceu um saboroso almoço, oportunidade em que o Prefeito José Natan, o Secretário de Governo Ber Galter, vereadores Jucleber Bim e Gustavo Neira, a primeira Dama Verônica de Paula e servidores da Assistência Social estiveram presentes, festejando os 60 anos da presença das irmãs batistinas e 30 do Instituto Dom Afonso Maria Fusco.

O almoço foi servido no Sindicato do Servidores Públicos Municipais, onde também estiveram presentes o Bispo Dom Luiz Knupp e o Padre José Maria.

Para o Prefeito José Natan, foi motivo de muita alegria estar presente em várias comemorações dos 60 anos desta tão valiosa Congregação no município. “Desejo que nossas amadas Irmãs Batistinas permaneçam por muitos e muitos anos em nosso município, pois sempre trabalharam pelo bem de nossa comunidade, em especial, de nossas crianças e adolescentes”, declarou.
Fonte: Fotos Anamélia Rosa e DICOM
Autor: Camila Helem de Jesus - Diretoria de Comunicação