Duas importantes pastas dentro da Secretaria Municipal de Educação, a Cultura e o Esporte foram resgatados em Aparecida do Taboado pela gestão do prefeito José Natan. Nesses últimos dois anos, o Município assistiu a retomada de eventos marcantes, o resgate de tradições culturais e o incentivo a várias modalidades esportivas nunca antes apoiadas pelo Poder Público.
Nestes dois anos de gestão, o Governo Municipal inovou com a realização de duas edições do ‘Nosso Natal’, que além de disseminar o espírito natalino através da decoração, oportunizou artistas locais a se apresentarem na Praça da Matriz, levando peças teatrais, shows e momentos de louvor à população aparecidense. E este ano, pela primeira vez, a decoração se estendeu também às avenidas da cidade para estimular o comércio local.
Outras duas edições que surpreenderam os aparecidenses foi o ‘Ano Novo é Aqui’, que em 2022 contou com quatro noites de shows, praça da alimentação e parque gratuito para as crianças, numa grande estrutura montada pela Prefeitura no recinto de Festa do Peão, onde também aconteceu a maior Festa das Nações (7ª edição) já realizada no Município, com a participação de artistas de renome nacional e recorde de público.
Ainda através da Cultura, com apoio da Secretaria de Governo, em 2022 aconteceu o tão aguardado Desfile Cívico com a participação de escolas, entidades e bandas marciais, sendo uma tradição resgatada após 15 anos (desde 2007) de esquecimento. Um momento histórico que trouxe boas memórias aos mais experientes e marcou as novas gerações.
Foi também neste Governo que o Executivo criou a Lei Artistas da Nossa Terra, beneficiando e incentivando a classe artística e cultural por meio de editais culturais, onde já foram investidos R$ 189.541,24 através de recursos próprios e da Lei Aldir Blanc.
Já no Esporte, o apoio às variadas modalidades esportivas tem feito a diferença nesta gestão e, para impulsionar ainda mais o setor, este ano o Executivo criou o Auxílio Atleta, que é um incentivo financeiro destinado a atletas, paratletas e equipes amadoras de várias modalidades, individuais ou coletivas, masculina e feminina, que representem o Município em eventos esportivos, onde já foram investidos R$ 35.775,00.
Utilizando o AA, o atleta Nio Souza garantiu a medalha de 3º lugar no Campeonato Brasileiro de Fisiculturismo e o paratleta Kelvin da Costa Correia conquistou a medalha de Prata (2º lugar) na 23ª edição das Olimpíadas Especiais das Apaes – edição nacional, na competição de 50 metros down.
Através da Diretoria de Esportes, o Governo Municipal ainda reativou a escolinha de futsal e criou as escolinhas de handebol, vôlei e basquete, cujos atletas já participaram de inúmeros campeonatos nestes 2 anos, inclusive nos Jogos Escolares da Juventude depois de 10 anos sem a participação do Município.
E para que todas as modalidades esportivas se desenvolvessem a contento, a Administração entregou kit de material esportivo para as escolas municipais e escolinhas esportivas, contendo bolas e redes. Ainda nesse período, o Município sediou a quinta rodada da 18ª Copa Assomasul e também o Futsal entre Empresas.
E para finalizar, em parceria com o Governo do Estado através do programa “MS Bom de Bola”, a Administração implantou a Arena Esportiva no Jardim Félix e iniciou a construção da 2ª unidade no Jardim Samara. Arenas estas que são compostas por grama sintética para a prática de futebol society e basquete 3x3.
Confira o material disponibilizado nas redes sociais do prefeito José Natan referente à Saúde: