04 JAN 2023
De climatização à construção de novas salas, Educação é o setor que mais se modificou em 2 anos
A Educação também é mais uma das prioridades do governo do prefeito José Natan e, segundo ele mesmo ressaltou durante live para prestação de contas do biênio, é a pasta que mais se transformou nos últimos dois anos de mandato, recebendo inúmeros recursos e melhorias. Atualmente, a pasta é comandada pela professora Ana Rita Paião Oliveira.

Ao todo, a Administração encerra o primeiro biênio entregando 10 novas salas de aula, sendo 5 na Escola ‘João Chama’, 2 na Escola ‘João Luiz Pereira e 3 na Escola ‘Professor Jesus José de Souza’; além da reforma e ampliação do CMEI ‘Adelice Bernardes de Melo’ em parceria com o Governo Federal. Além disso, todas as salas de aula da Rede Municipal de Ensino passam agora a contar com climatização, podendo os aparelhos serem ligados simultaneamente sem dano à rede de energia, já que todos os padrões passaram por substituição.

As 8 unidades escolares municipais receberam playground infantil (parque) moderno e seguro, e mais um foi instalado na Praça de Esportes “Aparecido Pimenta de Queiroz – Dê”, totalizando 9 equipamentos disponibilizados à população.

WhatsApp Image 2023-01-04 at 08.59.20

E pensando no aprendizado e rendimento escolar, a Administração entregou 10 mil itens aos estudantes, entre uniformes, estojos e mochilas; mais de 3 mil kits escolares e, pela primeira vez, foram distribuídas apostilas para 250 alunos da faixa etária de 3 anos.

Já com foco em oferecer bem-estar e conforto aos servidores da Educação e alunos, o Governo Municipal adquiriu mais de 150 itens para as escolas municipais, entre aparelhos de ar condicionado, geladeiras, bebedouros, ventiladores, micro-ondas e freezer, além de impressoras de alto rendimento e computadores que vão otimizar o trabalho da gestão escolar e professores.

Houve ainda a troca de todas as carteiras escolares (alunos) e mesas para professores, além da modernização com colocação de lousas de vidro em todas salas de aulas das unidades escolares.

Outro destaque é a adesão ao programa ‘MS Alfabetiza’, com mais de 800 exemplares da coletânea para os estudantes do 1º e 2º ano do ensino fundamental, e a continuidade ao programa de concessão de Bolsa de Estudo Universitária, fazendo a renovação anual dos benefícios, com aumento de 5% em 2021 e 5% em 2022.

Por fim, foi também nesta gestão que aconteceu um grande resgate histórico na cultura local: a realização do tão esperado Desfile Cívico com a participação de todas as escolas e entidades do município, levando a população à Avenida Presidente Vargas para apreciar o evento, que há 15 anos (desde 2007) não acontecia. No mesmo dia, a Administração ainda inaugurou a restauração do Monumento ao Cinquentenário, figura imponente que marca a história dos 50 anos de Aparecida do Taboado e que há muito estava esquecida.

MERENDA ESCOLAR

Uma preocupação desta gestão, a merenda escolar recebeu aumento na quantidade de produtos adquiridos e ganhou mais qualidade, garantindo a satisfação dos estudantes. Houve ainda a entrega de 1.600 kits de merenda escolar para famílias carentes no período da pandemia, mesmo com escolas fechadas, durante o ensino remoto, pois sabe-se que muitas crianças dependem dessa única refeição.

AQUISIÇÃO DE NOVOS ÔNIBUS

Para garantir mais segurança no transporte escolar de alunos da zona rural, foram adquiridos 12 novos ônibus que renovaram a frota escolar; já sendo entregues todos os veículos.

Já para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE, a Administração havia cedido um ônibus pré-adaptado que atendeu a entidade até agora, mas em dezembro fez o repasse de R$ 580 mil para a compra de um veículo adaptado 0km. O recurso é oriundo da devolução do duodécimo da Câmara Municipal.

NÚCLEO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL

Atento à necessidade dos estudantes portadores de deficiência, o Governo Municipal realizou em 2022 o processo seletivo para a contratação de mais de 100 professores e auxiliares de desenvolvimento infantil e criou, pela primeira vez no Município, o Núcleo de Educação Especial que conta com 26 Auxiliares de Desenvolvimento Infantil e 14 professores de apoio. Com isso, os 43 alunos especiais matriculados passam agora a ser acompanhados dentro de sala de aula por profissionais habilitados. Além disso, o Município ainda ofereceu Formação Continuada para todos os profissionais da rede.

Confira o material disponibilizado nas redes sociais do prefeito José Natan referente à Saúde:

WhatsApp Image 2023-01-02 at 15.47.24 (1)
WhatsApp Image 2023-01-02 at 15.47.25
WhatsApp Image 2023-01-02 at 15.47.25 (1)
Fotos: Instagram/@jnatan

Fonte: Fotos: DICOM