05 OUT 2022
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Prefeito e vice participam da inauguração de Playground Inclusivo no Centro de Equoterapia “Iná Cintra Cardoso”
“Equipamento é o 1º a ser instalado na região”, destacou o prefeito José Natan
Na manhã desta quarta-feira, dia 5 de outubro, no Recinto de Leilões do Sindicato Rural, onde funciona o Centro de Equoterapia “Iná Cintra Cardoso”, ocorreu a inauguração de um Playground Inclusivo, sendo o primeiro da região, adquirido com recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

A instalação do parque tem como objetivo fazer com que crianças e adolescentes com deficiência possam exercer o direito ao divertimento, sem exclusão. “Toda criança tem direito a brincar e a divertir-se, cabe à sociedade e às autoridades públicas garantirem a ela o exercício pleno desse direito. E é isso que estamos fazendo aqui hoje”, disse a fisioterapeuta Bruna Felix.

Playground (1)

Brinquedos como carrossel cadeirante, balanço frontal triplo cadeirante e gangorra cadeirante foram instalados no Centro de Equoterapia para auxiliarem nos trabalhos que envolver o desenvolvimento da coordenação motora, equilíbrio, esquema corporal, orientação especial e sensibilidade, além da interpretação da estimulação sensorial do ambiente pelo cérebro, em três sentidos básicos — tátilvestibular e proprioceptivo.

Playground (2)

O presidente do Sindicato Rural, Eduardo Sanchez, agradeceu a todos os parceiros, destacando a importância desse apoio para que possam manter o atendimento às crianças, discorrendo ainda sobre o cumprimento por parte da Prefeitura Municipal no repasse de R$ 4 mil reais mensais à Equoterapia. “Obrigado prefeito”, agradeceu.

Playground (3)

Já o prefeito José Natan evidenciou o resultado de parcerias público-privadas, enaltecendo que, ainda que singela, a inauguração do playground inclusivo é uma conquista muito grande, sendo um projeto feito pela Equoterapia que resgata recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, proporcionando às crianças momento de brincadeira e inclusão. “Este é mais um avanço, mais uma parceria da Administração com o Centro de Equoterapia e o Sindicato Rural, pois a boa vontade cabe em todo o lugar e a alegria de ver as crianças brincando, se divertindo, inclusas, não tem preço”, comentou o prefeito.

Também participaram do evento o vice-prefeito Tenente Ávila; a vice-presidente do Centro de Equoterapia, Cristina Freitas Pires; os secretários de Governo, Ber Galter, e de Educação, Ana Rita; a enfermeira Cíntia Lalucci, representando a Saúde; Tamara Nicolete, Tereza Raquel e Alessandra Sacco, representando a Secretaria de Assistência Social; além de parceiros da Álcoolvale, do Frigosul, da Apae e Instituto Dom Afonso Maria Fusco.

Fonte: Diretoria de Comunicação
Autor: Fotos: Markos Fernando/DICOM