20 JUN 2022
4ª dose da vacina contra Covid-19 para pessoas acima de 40 anos está liberada no Postão
Está liberada na Unidade Básica de Saúde ‘Manoel Rodrigues da Silva’, Postão, a quarta dose da vacina contra a Covid-19 para pessoas acima de 40 anos e servidores da saúde pública e privada, as quais já tenham sido vacinadas com a 3ª dose há mais de 4 meses.

Em 17 de junho, foi publicada pela Secretaria de Estado de Saúde a Resolução AD REFERENDUM CIB Nº 97/CIB/SES que trata sobre a ampliação na aplicação da segunda dose de reforço da vacina Covid-19, sendo a quarta dose, já prevista para os indivíduos imunocomprometidos acima de 18 anos, por meio da NOTA TÉCNICA Nº 65/2021-SECOVID/GAB/SECOVID/MS, de 20 de dezembro de 2021, a vacinação é para os indivíduos de 40 anos de idade ou mais, que receberam três doses (duas doses no esquema primário e uma dose de reforço), a qual deverá ser administrada a partir de 4 meses após a aplicação da terceira dose.

A vacina a ser utilizada para a dose de reforço (quarta dose), deverá ser, preferencialmente, da plataforma de RNA mensageiro (Pfizer/Wyeth) ou, de maneira alternativa, vacinas de vetor viral (AstraZeneca/Janssen). Ressaltando que não se recomenda Vacinas AstraZeneca/Janssen para gestantes e puérperas.

“É necessário que todos já tenham tomado a 3ª dose, há mais de 4 meses. Aos que ainda não tomaram a 2ª e 3ª dose comunicamos que as mesmas estão à disposição no Postão, sendo necessário levar a carteira de vacinação para colocá-la em dia, como também apresentar o CPF”, disse a secretária de Saúde Daiane Pupin.

Por mais que a Covid-19 melhorou a transmissão, ainda há casos, ocorrendo também óbitos recentes. A pandemia de fato estará presente em nossas vidas, mas o importante são todos manterem-se vacinados. “Não vamos deixar a pandemia aumentar, como também os casos de óbitos, precisamos nos mobilizar e ficar o mais protegido possível”, falou a secretária.