07 MAI 2020
Aparecida do Taboado conta com nove respiradores

A Prefeitura adquiriu mais dois respiradores para atender a Saúde de Aparecida do Taboado, com isso o Município totaliza um número de nove respiradores mecânicos disponíveis. A entrega ocorreu no último dia 30, na Secretaria Municipal de Saúde.

Os aparelhos serão usados como reforço ao atendimento de possíveis vítimas do Covid-19. Embora Aparecida do Taboado não tenha registrado até hoje nenhum caso de contaminação pelo vírus, o entendimento da gestão é estar preparada caso haja notificações que evoluam para quadros mais graves de saúde.

O prefeito Robinho Samara parabenizou o trabalho da equipe da Secretaria de Saúde e ressaltou que a Administração continua com medidas preventivas. Mais do que um avanço para o pronto atendimento na cidade, o prefeito Robinho Samara entende que a compra dos equipamentos materializa o comprometimento com a comunidade e um alinhamento da gestão com a força produtiva. "Nós vamos continuar nos preparando para, se Deus quiser, passarmos por este tempo difícil de coronavírus", disse.

Os respiradores são equipamentos médicos que ajudam as pessoas a respirar quando o sistema respiratório apresenta dificuldades de funcionar plenamente, como acontece com as pessoas que contraem a Covid-19 e apresentam quadros clínicos graves. O que esses aparelhos fazem é levar o ar por um tubo na traqueia dos pacientes para os pulmões. Sem esse procedimento, os pacientes podem morrer.

Janete Oliveira de Queiroz, secretária interina de Saúde contou que no último dia 07 de abril a Administração Municipal já havia entregado outros dois respiradores para o hospital, que contava ainda um respirador disponível no Centro Cirúrgico; outros dois portáteis nos leitos de emergência; um na UTI Móvel; e um doado pelo SESI.

Fonte: Luana Chaves - Assessoria de Comunicação
Local: Aparecida do Taboado