24 MAR 2020
Idosos recebem vacina contra a gripe na ESF Jardim do Lago

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe para idosos (acima de 60 anos) em Aparecida do Taboado iniciou nesta terça-feira, 23, na ESF (Estratégia de Saúde da Família) Jardim do Lago, e irá oferecer o serviço ‘Drive thru’ e “Delivery”. Os idosos poderão ser vacinados dentro dos próprios carros e os acamados ou com dificuldade de locomoção receberão a dose em casa.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Márcio Garcia Galdino, para a vacinação a ESF funcionará com horário estendido de atendimento, sendo das 07h às 19h (BR). Além da vacina da gripe, os agentes aproveitam para atualizar a carteirinha do idoso.

O local recebeu demarcações com espaçamento de 1,5 metro pelo DEMUTRAN (Departamento Municipal de Trânsito) para organizar a fila de espera, de acordo com recomendações do Ministério da Saúde para evitar aglomerações entre as pessoas e fazer assim a contenção da propagação de infecção viral relativa ao COVID-19 (Coronavírus).

Os agentes de Saúde também estão preparados para atender os idosos no em suas residências, basta que os familiares entrem em contato com a ESF Jardim do Lago e agende um horário para a vacinação.

O sistema ‘drive thru’ (vacinação no próprio veículo) está sendo adotada por muitos municípios, como forma de prevenção contra covid-19 (novo coronavírus), evitando a aglomeração de pessoas.

O prefeito Robinho Samara acompanhou o primeiro dia de vacinação e também se vacinou. “Eu quero parabenizar a toda equipe da Secretaria de Saúde, através do meu secretário Márcio, pela organização dando atenção para as recomendações do Ministério da Saúde. É muito importante vacinarmos contra a gripe para também ajudar a conter o Coronavírus”.

Na oportunidade, o secretário de Saúde agradeceu todo apoio dado pelo Chefe do Poder Executivo e convocou o público-alvo para a vacinação. “Quero convocar a toda a população que faz parte do grupo de risco neste momento, que é a população idosa, pessoas com morbidade e profissionais da Saúde. Quero aproveitar para agradecer ao prefeito Robinho por todo apoio dado à Secretaria Municipal de Saúde”.

A segunda fase da vacinação iniciará no dia 16 de abril, tendo como público-alvo professores das escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento. A partir do dia 09 de maio serão vacinadas crianças de seis meses a menores de 6 anos; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; gestantes, puérperas; indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos de idade.

Local: Aparecida do Taboado
Vídeo Vinculado