24 MAR 2020
Entidades aparecidenses receberão mais de R$ 300 mil da Prefeitura
Prefeito e secretária de Assistência Social assinaram termos de parceria nesta terça-feira, 24.

A Prefeitura Municipal de Aparecida do Taboado destinará neste ano de 2020 R$ 338.712,10 (Trezentos e trinta e oito mil setecentos e doze reais e dez centavos) às entidades do município, por meio de repasses mensais para elas desenvolverem atividades nas mais diversas áreas ao longo do ano. Os termos de parceria com as entidades inscritas no Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) foram assinados nesta terça-feira, 24.

O prefeito Robinho Samara e a primeira dama e secretária de Assistência Social, Lucilene Tábuas Carrasco, acompanhados da técnica financeira da Assistência Social, Alessandra Freitas Saco e do procurador geral, doutor Rodrigo de Oliveira Silva, assinaram a verba de manutenção dos recursos financeiros Municipal, Estadual e Federal.

Seis entidades estão inscritas no CMAS, sendo a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais); Lar "Vicente Marques de Queiroz"; Congregação São João Batista (Instituto Promocional “Dom Afonso Maria Fusco”); Centro Espírita Joana D'arc (Albergue Noturno “Jesus de Nazaré”); Associação Hospitaleira (Casa da Hospitalidade); e Associação "Mãos que Brilham". Apenas representantes de duas delas puderam comparecer no ato de assinatura, sendo Ana Marina Poleto, presidente da Associação "Mãos que Brilham" e  Welds Soel André, presidente da APAE. Os demais representantes assinarão os documentos na Secretaria Municipal de Assistência Social.

O total de destinação anual feito pela Prefeitura para a APAE será de R$ 118.258,10 (Cento e dezoito mil duzentos e cinquenta e oito reais e dez centavos); para a Associação “Mãos que Brilham” o valor de R$ 22.685,20 (Vinte e dois mil seiscentos e oitenta e cinco reais e vinte centavos); para a Casa da Hospitalidade um total de R$ 16.653,50 (Dezesseis mil seiscentos e cinquenta e três reais e cinquenta centavos); para o Centro Espírita Joana D’Arc, R$ 34.482,30 (Trinta e quatro mil quatrocentos e oitenta e dois reais e trinta centavos); R$ 71.769,90 (Setenta e um mil setecentos e sessenta e nove reais e noventa centavos) para o Instituto Promocional; e  R$ 74.863,10 (Setenta e quatro mil oitocentos e sessenta e três reais e dez centavos) para o Lar dos Idosos.

“Entendemos que as entidades do município são como uma extensão do Poder Público, prestando um excelente serviço para a nossa população, por isso, mesmo neste período de quarentena em proteção ao COVID – 19, fizemos a assinatura dos termos”, disse o prefeito Robinho Samara.

Além dos recursos municipais, parte das entidades também recebe dinheiro do Governo Federal e Estadual, que é repassado por meio da Prefeitura Municipal, por exemplo, o Estado repassará para o Lar dos Idosos, neste ano, R$ 29.131,68 (Vinte e nove mil cento e trinta e um reais e sessenta e oito centavos) e o Governo Federal R$ 14.757,48 (Quatorze mil setecentos e cinquenta e sete reais e quarenta e oito centavos); a APAE receberá do Estado R$ 32.551,92 (Trinta e dois mil quinhentos e cinquenta e um mil e noventa e dois centavos) e do Governo Federal R$ 14.757.48 (Quatorze mil setecentos e cinquenta e sete reais e quarenta e oito centavos); Instituto Promocional receberá R$ 15.780,00 (Quinze mil setecentos e oitenta reais)  do Estado; e o Centro Espírita Joana D’Arc R$ 13.502,64 (Treze mil quinhentos e dois reais e sessenta e quatro centavos) do Estado.

“A Prefeitura Municipal faz o maior repasse para essas entidades, pois sabemos da importância que elas têm para a sociedade aparecidense. A nossa administração tem se empenhado na busca de recursos para as entidades. Para isso, sempre intervimos junto aos governos e aos parlamentares para destinação de verbas para as entidades de nossa cidade, pois entendemos as necessidades de cada uma delas”, frisou Robinho.

Os valores dos repasses foram definidos com base nas informações apresentadas pelas entidades em seus planos de trabalho, respeitando a disponibilidade de recursos no orçamento atual do município.

Local: Aparecida do Taboado