08 NOV 2019
Prefeitura promove a campanha “Novembro Azul” com a realização de 250 exames

A Prefeitura de Aparecida do Taboado, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com laboratório Lab Par, desenvolve a campanha “Novembro Azul”, que visa à conscientização de homens para a prevenção de doenças, com ênfase no cuidado e diagnóstico precoce do câncer de próstata. O “Dia D” ocorrerá no dia 29 de novembro, com a realização de 250 exames.

De acordo com o secretário de Saúde, Márcio Garcia Galdino, o teste de PSA (Dosagem Antígeno Prostático especifico), solicitado no início das investigações médicas para detectar precocemente casos de câncer e outras condições, como a hiperplasia prostática benigna, será realizado para homens acima de 40 anos. “Os homens interessados deverão procurar pelo posto de saúde do seu bairro para fazer seu cadastro”, disse.

A coleta será realizada no laboratório Lab Par, em frente ao Pronto Socorro, das 08h às 12h. É preciso a apresentação dos documentos pessoais (RG, CPF e Cartão SUS) e comprovante residencial.

De acordo com a diretora de Áreas Médicas, da Secretaria Municipal de Saúde, Janete Queiroz, e com a coordenadora da Atenção Básica, Cintia Lalluci, recomenda-se que o paciente não ande de bicicleta ou a cavalo e não tenha relação sexual 48 horas antes do exame antes do exame. Não precisa estar em jejum.

A Secretaria de Saúde trabalha com a prevenção da Saúde do homem desde o mês de agosto, quando realizou em parceria com o Sindicato Rural, 150 exames com médico urologista.

Local: Aparecida do Taboado