07 NOV 2019
Saúde promoveu “Semana de Prevenção do Câncer Bucal”

A Prefeitura de Aparecida do Taboado, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenadoria de Auditoria da Área Odontológica, promoveu, de 04 a 08 de novembro, a “Semana de Prevenção do Câncer Bucal”.

Durante a campanha, os dentistas das Unidades de Saúde da Família fizeram exame clínico para detecção de lesões de câncer bucal, palestras e rodas de conversa com os pacientes para orientação e prevenção da doença, distribuição de kits de higiene bucal, além de participarem de um café da manhã ao término das atividades.

O coordenador de Auditoria da Área Odontológica, José Ulisses Castro e Silva, contou que a ação iniciou na segunda-feira, na ESF Jardim das Flores; seguindo as atividades pelos demais ESf (s), Jardim do Lago, terça-feira; ESF São Jerônimo e ESF Central , quarta-feira; ESF Vila Barbosa, quinta-feira; e na sexta-feira, ocorre na ESF Vila Pereira, onde o próprio coordenador fará a palestra. “Cada equipe de saúde bucal das unidades ficou responsável pela divulgação da campanha e por orientar os pacientes. As palestras abordaram a importância da detecção precoce do câncer de boca e a importância da visita periódica ao dentista”, explicou.

A campanha tem como tema "Câncer Bucal: a prevenção é sempre o melhor tratamento!” que é promovida em todo o Brasil. O câncer de boca pode se manifestar sob a forma de feridas na boca ou no lábio que não cicatrizam, caroços, inchaços, áreas de dormência, sangramentos sem causa conhecida, dor na garganta que não melhora e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na parte interna da boca ou do lábio. Nas fases mais evoluídas, o câncer de boca provoca mau hálito, dificuldade em falar e engolir, caroço no pescoço e perda de peso.

O câncer de boca está mais presente entre os homens e 70% dos casos são diagnosticados em indivíduos com idade superior a 50 anos. Afeta os lábios e o interior da cavidade oral. Dentro da boca devem ser observados gengivas, bochechas, céu da boca, língua (principalmente as bordas), além da região embaixo da língua. O câncer de lábio é mais comum em pessoas brancas e ocorre mais frequentemente no lábio inferior. A estimativa de novos casos de câncer de boca para 2018, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), é de 14,7 mil, sendo 11,2 mil homens e 3,5 mil mulheres.

Local: Aparecida do Taboado
07/11/2019