09 OUT 2019
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Famílias dos residenciais “Tia Chica I e II” participam de três cursos pelo PDST

A Prefeitura de Aparecida do Taboado, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, tem trabalhado para oferecer melhor qualidade de vida e possibilidade de crescimento profissional e de rentabilidade para as famílias contempladas com a casa própria nos residenciais “Tia Chica I e II”. Através do “Projeto de Trabalho Social” – Plano de Desenvolvimento Sócio Territorial (PDST), foram iniciadas três novas capacitações no último dia 18.

Os cursos ocorrem na Escola Municipal “João Chama”, como parte das ações do PDST, devido a proximidade com os residenciais. As famílias se capacitam com curso de confecção de tapetes de barbante em crochê, com a instrutora Creonice Aniceto de Lima; curso de confeitaria, com a instrutora Rose Elaine Lima; e de Design de sobrancelhas, com Diennykell Garcia.

Cada curso teve uma grade de ensino. O curso de Confeitaria encerrou no último dia 02, tendo sido realizado em sete encontros, com aulas teóricas e práticas. A capacitação de Design de sobrancelhas foi ofertada em três encontros, sendo encerrada no último dia 29. Já o curso de tapetes de barbante em crochê ainda está sendo realizado, tendo sete encontros, com encerramento previsto para esta quinta-feira, 10.

De acordo com prestadora de serviço do PDST, assistente social Leiner Teruya, da empresa Societas Consultoria, o objetivo do projeto é possibilitar que os moradores possam se capacitar e, ao mesmo tempo, viver em comunidade. “O projeto também serve para conscientizá-los sobre os cuidados com o seu imóvel, com o bem estar de todos e os cuidados com a comunidade”, disse.

O prefeito Robinho Samara, a secretária municipal de Assistência Social, Lucilene Tábuas Carrasco e a coordenadora do PDST, Analice Gonçalves Domingos, acompanham de perto todas as atividades desenvolvidas com as famílias. No dia da aula inaugural dos cursos, Robinho Samara parabenizou aos participantes e destacou o bom trabalho da Assistência Social. “Vocês estão de parabéns por buscar pela capacitação profissional. Hoje em dia o mercado de trabalho está exigente e estes cursos permitem que vocês sejam capazes de gerarem suas próprias rendas. Eu quero parabenizar também o trabalho da Assistência Social, a equipe sempre busca por projetos que oportunizam qualidade de vida e bem estar às famílias atendidas”, disse.

A secretária, Lucilene Tábuas Carrasco, destacou que desde 2013 a Secretaria de Assistência Social tem trabalhado para oferecer cursos que beneficiem a geração de renda das famílias. "Estamos muito felizes mesmo de, mais uma vez, contribuir para que vocês busquem por qualificação. Vale a pena batalharem e irem até o fim", falou.

Analice, coordenadora do PDST, destacou que o Trabalho Social é coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e as ações foram planejadas para atender a realidade local, com foco especialmente nos eixos: Organização Comunitária, Educação Sanitária e Ambiental, Educação Patrimonial e Geração de Renda.

Local: Aparecida do Taboado