01 OUT 2019
Campanha Outubro Rosa terá “Dia D” com exames de prevenção

A Prefeitura de Aparecida do Taboado prepara um “Dia D” para a campanha “Outubro Rosa” em todas as Unidades de Saúde do município com exames de prevenção no dia 23 de outubro, no período da tarde, das 13 h às 17h.

Serão realizados exames para atender a campanha de Prevenção do Câncer de Mama e do Colo do Útero. As unidades estarão preparadas para fazer coleta de preventivo, exame clínico das mamas, teste rápido de Sífilis, HIV, Hepatite B e C. Além destes exames, os postos também farão orientação odontológicas de prevenção ao Câncer Bucal e oferecerão palestras pelo NASF (Núcleo de Apoio de Saúde da Família) para prevenção Câncer de Mama e do Colo do Útero.

Estarão em funcionamento as ESF’s (Estratégia de Saúde da Família) Vila Pereira, Jardim do Lago, Vila Barbosa, Jardim das Flores, São Jerônimo e Central .

De acordo com a coordenadora da Saúde da Família, Cintia Lalucci, o trabalho de prevenção é crucial para a detecção de ambas as doenças. “O Câncer de Mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, respondendo por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença”, contou.

Os exames de preventivo devem ser feitos a partir do início da atividade sexual da mulher. O câncer do colo do útero, também chamado de cervical, é causado pela infecção persistente por alguns tipos (chamados oncogênicos) do Papilomavírus Humano (HPV). “A prevenção primária do câncer do colo do útero está relacionada à diminuição do risco de contágio pelo HPV. A transmissão da infecção pelo HPV ocorre por via sexual, presumidamente através de abrasões microscópicas na mucosa ou na pele da região anogenital”, explicou.

Já o exame de mama é indicado a partir dos 50 anos. “É relativamente raro a necessidade do exame antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Existem vários tipos de câncer de mama. Alguns evoluem de forma rápida, outros, não. A maioria dos casos tem bom prognóstico”, completou.