A saúde pública segue como prioridade na gestão municipal de Aparecida do Taboado. Na tarde desta quinta-feira, 28 de agosto, foi realizada a 11ª Conferência Municipal de Saúde, um dos eventos mais relevantes do calendário da área, reunindo autoridades, profissionais, conselheiros e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) para debater os rumos da saúde local.
Promovida pela Prefeitura de Aparecida do Taboado, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde, a conferência aconteceu no Salão de Treinamentos do Sindicato Rural, com início às 13h.
Neste ano, o encontro teve como tema: “Atenção Primária à Saúde e a Organização do Cuidado nos Territórios”, colocando em pauta um dos pilares do SUS, o cuidado próximo, contínuo e humanizado à população. A proposta foi abrir espaço para o diálogo entre sociedade civil e poder público, fortalecendo a participação social e a construção coletiva de políticas públicas mais eficazes.
A Atenção Primária à Saúde é considerada a porta de entrada para o SUS e desempenha papel essencial no atendimento à população, sendo responsável por promover a prevenção, diagnóstico precoce e acompanhamento contínuo. Discutir sua organização territorial significa pensar em uma saúde mais eficiente, acessível e resolutiva para todos os moradores do município.
O evento contou com a presença do vice-prefeito Tenente Ávila, da primeira-dama Verônica de Paula, da secretária municipal de Saúde Daiane Pupin, do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Fernando Xavier Ajala Ricaldi, da secretária adjunta Lidiane Souto, representando a Câmara Municipal, a vereadora Cláudia Padim, além de diversos servidores da saúde, representantes da sociedade civil e uma expressiva participação de usuários do SUS.
Na oportunidade ocorreu uma palestra com o enfermeiro de Campo Grande Halex Mairton Barbosa Gomes e Silva, que possui graduação em Enfermagem pela Universidade Anhanguera UNIDERP. Mestre em saúde da família pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Doutorado em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste.
A 11ª Conferência reforça o compromisso da administração municipal com o fortalecimento do SUS, promovendo um espaço democrático de construção conjunta e reafirmando que a saúde é um direito de todos e dever do Estado, com a colaboração ativa da comunidade.