08 MAI 2024
Governo Municipal cumpre TAC referente a destinação do lixo doméstico
O município de Aparecida do Taboado finalmente iniciou, em 2023, o cumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) sobre a destinação do lixo da cidade, firmado inicialmente em 2004 com o Ministério Público, quando não foi cumprido.

Após anos de descumprimento do TAC, em 2019, um novo acordo foi assinado, porém, também não foi levado adiante. Como resultado dessa falta de cumprimento, a multa acumulada pelo município já estava em torno de R$15 milhões. Diante dessa situação, a Prefeitura tomou medidas e, em 2023, implementou a coleta seletiva e passou a destinar o lixo para um aterro sanitário, iniciando o cumprimento do acordo.

Além de iniciar o cumprimento do TAC, Aparecida do Taboado está caminhando em direção a uma prática mais sustentável. O aterro sanitário garante o tratamento adequado dos resíduos, evitando a poluição e os incêndios provocados pelo lixão a céu aberto.

O acúmulo de lixo no antigo lixão vinha causando impactos ambientais irreversíveis, um problema que persistia há décadas, mesmo antes da assinatura do primeiro TAC em 2004.

Com o novo TAC, em 2023 iniciou-se o cumprimento efetivo, com a contratação de uma empresa especializada para o tratamento adequado. Os materiais recicláveis estão recebendo uma nova chance de contribuir para um ambiente mais limpo e saudável e os não recicláveis recebem tratamento adequado.
Autor: Diretoria de Comunicação
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024