06 MAI 2024
EDUCAÇÃO
SUPER CHEF MERENDEIRA: Keila Querina de Jesus estará representando Aparecida do Taboado na etapa estadual
Com a realização de um workshop preparatório para as merendeiras escolares nos dias 3 e 4 de maio, em Aparecida do Taboado, deu-se início à competição "Super Chef Merendeira", promovida pelo Sebrae/MS.

Das 22 merendeiras do município, que participaram do workshop com o objetivo de destacar o potencial dos alimentos da agricultura familiar nas refeições escolares, cinco foram selecionadas para a etapa final. Dessas finalistas, foram classificadas as três melhores receitas, determinando a representante do município no "Super Chef Merendeira" em Campo Grande, parte do programa Cidade Empreendedora, uma parceria entre o Sebrae/MS e as prefeituras locais.

O evento consiste em duas etapas: municipal e estadual. As profissionais de Aparecida do Taboado participaram do workshop preparatório, onde demonstraram o potencial dos alimentos da agricultura familiar nas refeições escolares, e posteriormente, cada participante apresentou uma receita.

As cinco melhores receitas foram submetidas a um comitê julgador, que selecionou as três mais notáveis. Os resultados foram: 1º lugar – Keila Querina de Jesus, 2º lugar – Tânia Cristina Alves e 3º lugar – Adriana Menezes de Barros. Na etapa final em Campo Grande, as vencedoras de cada cidade competirão entre si, representando seus respectivos municípios.

O evento visa valorizar não apenas as merendeiras, mas também aumentar as compras públicas na agricultura familiar, promovendo a integração de objetivos para adquirir mais hortaliças, verduras e frutas do pequeno produtor local. Isso permitirá enriquecer e valorizar as receitas destinadas às crianças nas escolas, reconhecendo o impacto positivo que a alimentação adequada tem no desempenho escolar.

O papel desempenhado pelas profissionais responsáveis pela preparação da merenda escolar é fundamental, utilizando técnicas apropriadas e incorporando receitas que atendam às preferências dos alunos, desempenhando uma função crucial no ambiente escolar.

Durante a degustação das receitas, estavam presentes a primeira dama Verônica de Paula, que fez parte do comitê julgador, a secretária de Educação Ana Rita Paião de Oliveira, a secretária adjunta da Educação Maria Dalva de Paula, os vereadores Ber Galter e Patrícia da Saúde, diretores escolares e servidores da pasta da Educação.

Conheça os pratos preparados pelas finalistas da etapa municipal de Aparecida do Taboado:

1° lugar: Keila Querina de Jesus com o prato “Arroz nutritivo com filé de tilápia em molho e salada primavera simples”, do Centro de Educação Infantil Professora Rosália Queiroz de Oliveira.

2º lugar: Tânia Cristina Alves com o prato “Frango com legumes sauté, farofa de banana e salada colorida” do Centro de Educação Infantil Ana Maria do Nascimento.

3º lugar: Adriana Menezes de Barros com o prato “Porcada com quibebe e salada tropical” da Escola Municipal Coronel João Alves Lara.

4º lugar: Maria Cleonice de Oliveira com o prato “Sopa de macarrão com legumes e frango” do Centro Municipal de Educação Infantil Adélia Bernardes de Melo .

5º lugar: Adriana Barão Paschoalato de Lima com o prato “File de tilápia ao molho vermelho, arroz branco e salada crocante” da Escola Municipal Professor Jesus José de Souza.

Fonte: Fotos Pablo Portolani - DICOM
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024