29 FEV 2024
EDUCAÇÃO
Vem aí Super Chef Merendeira: 135 profissionais se preparam para a competição do ano
Aparecida do Taboado está entre as seis cidades que fazem parte do programa Cidade Empreendedora, e terá uma competidora
O desempenho escolar também está ligado à alimentação, e nas escolas públicas, o papel desempenhado por quem está à frente dessa função vai desde a "tia da merenda" até a cozinheira. São essas profissionais que desempenham um papel fundamental, utilizando técnicas apropriadas para o preparo da merenda, muitas vezes incorporando receitas preferidas pelos alunos, que às vezes passam despercebidas devido à magnitude de suas responsabilidades.

Este ano, o Sebrae/MS lançará a competição "Super Chef Merendeira", na qual 135 profissionais da cozinha de seis cidades do estado competirão entre si, culminando na etapa final, prevista para maio, em Campo Grande.

Além de Aparecida do Taboado, as demais cidades participantes do Super Chef Merendeira são: São Gabriel do Oeste, Brasilândia, Ladário, Deodápolis e Miranda. Em comum, elas fazem parte do programa Cidade Empreendedora, executado pelo Sebrae/MS em parceria com as Prefeituras Municipais que aderiram à iniciativa.

O objetivo do evento é valorizar não apenas as merendeiras, mas também aumentar as compras públicas na agricultura familiar. Trata-se de uma integração de objetivos para que o município adquira mais hortaliças, verduras e frutas do pequeno produtor local da agricultura familiar, a fim de que esses produtos possam enriquecer e valorizar as receitas destinadas às crianças nas escolas.

O Super Chef Merendeira consiste em diversas fases. O desafio terá duas etapas: municipal e estadual. A primeira fase terá início na segunda quinzena de março. Inicialmente, as profissionais participarão de um workshop preparatório ministrado por um chef de cozinha, com o objetivo de demonstrar o potencial da utilização de alimentos da agricultura familiar nas preparações das refeições dos estudantes. Após a capacitação, cada participante terá que apresentar uma receita.

As cinco melhores receitas selecionadas serão preparadas para um comitê julgador, que irá destacar as três mais notáveis, classificando-as em 1º, 2º e 3º lugar. Na etapa final, prevista para maio, em Campo Grande, os profissionais vencedores de cada cidade competirão entre si.

Informações do programa Cidade Empreendedora

Fonte: Fotos DICOM