17 FEV 2024
Audiência Pública termina com bons resultados quanto ao Saneamento Básico para Aparecida do Taboado

Na manhã de 16 de fevereiro, o salão de eventos do Sindicato Rural de Aparecida do Taboado foi palco para a realização da Audiência Pública dedicada à revisão do Plano de Saneamento Básico Municipal. Coordenada pela Prefeitura Municipal, a audiência recebeu o apoio técnico da equipe da Fundação EZUTE, contando com a participação do Colegiado, da Sanesul, Ministério Público, poder legislativo, entidades e de parte da população local.

O Plano Municipal de Água e Esgoto, já revisado após consulta pública, passará por outra rodada de revisões antes de sua conclusão. Na abertura do evento, as autoridades enfatizaram a importância de ouvir as sugestões e demandas da sociedade, visando minimizar os impactos ambientais e alcançar um equilíbrio nesse setor crucial.

A Audiência Pública teve como objetivo garantir que o Plano abranja os interesses da comunidade aparecidense, não se limitando apenas ao tratamento de esgoto, mas também à distribuição de água.

Após a apresentação do Plano pela representante da Fundação EZUTE, Marilúcia Pereira Sandim, com ajustes feitos com base nas contribuições da consulta pública, foram recebidas sugestões dos presentes, todas voltadas para a minimização dos impactos ambientais e melhorias dos serviços, destacando como principais resultados propostos pela Fundação: a ativação de uma nova estação de tratamento de água para que o abastecimento seja feito de forma híbrida, não apenas pelo poção; implantação do sistema terciário de tratamento de esgoto.

O Prefeito expressou sua satisfação com a realização da audiência, agradecendo a presença de todos os cidadãos e ressaltando o compromisso da Administração em ouvir todas as sugestões.

Além disso, o plano prevê o monitoramento contínuo da bacia, a universalização do sistema de captação de água e esgoto sanitário. Ficando evidente que o plano de saneamento está em sintonia com os anseios da população, priorizando o tratamento adequado de esgoto e o aprimoramento do abastecimento de água, com a redução de perdas e o monitoramento das comunidades ribeirinhas.

Nesta audiência, além da presença do Prefeito Municipal José Natan e da Procuradora de Justiça Dr.ª Jerusa Araújo, esteve presente todo o Poder Legislativo, secretários municipais, secretários adjuntos, representante da Sanesul, representantes de entidades, da Associação SOS Rio Paraná e dezenas de pessoas da comunidade.

Fonte: Fotos DICOM
Autor: Diretoria de Comunicação