31 JAN 2024
SAÚDE
Em audiência pública secretaria de Saúde presta contas do terceiro quadrimestre de 2023
O Governo Municipal de Aparecida do Taboado, por meio da Secretaria de Saúde, realizou no plenário da Câmara Municipal nesta quarta-feira, dia 31 de janeiro, audiência pública para prestação de contas do 3º quadrimestre do setor de Saúde referente ao ano de 2023. A medida cumpre determinação prevista na Lei Complementar 141/2012, que traz em seu Art. 36: “O gestor do Sistema Único de Saúde, em cada ente da Federação, elaborará relatório detalhado referente ao quadrimestre anterior”.

A audiência foi ministrada pela secretária de Saúde, enfermeira Daiane de Souza Pupin, que detalhou o trabalho prestado pela pasta nos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro de 2023.

Segundo dados apresentados pela gestora, nas ESF’s – Estratégias de Saúde da Família estão cadastradas 9.816 famílias. Pelos agentes de saúde foram realizadas 40.242 visitas domiciliares no último quadrimestre.

A UBS Manoel Rodrigues da Silva (Postão) contabilizou 21.508 procedimentos, entre exames laboratoriais, mamografia, acolhimento, Raio-X, eletrocardiograma e ultrassom.

Em apoio às Estratégias de Saúde da Família, a Prefeitura continua oferecendo 12 especialidades médicas na rede pública de saúde em Aparecida do Taboado, que juntas somaram 4.315 consultas realizadas no período, incluindo oftalmologia, ginecologia/obstetrícia, cardiologia, psiquiatria, ortopedia, pediatria, neurologia, neuropediatria, urologia, gastroenterologia, ultrassonografia e dermatologia. Os exames de média e alta complexidade totalizaram 4.313 realizações.

Quanto ao CEDIT, foram realizadas 882 consultas com Psicólogo, 2.206 com Nutricionista, 1.567 com Fonoaudiólogo, 66 testes de orelhinha e 6.910 com quatro Fisioterapeutas, totalizando 11.631 atendimentos.

Na área da odontologia, foram realizados 5.853 procedimentos em saúde bucal nas ESFs, mais 1.449 no Centro de Especialidades Odontológicas - CEO ‘Dr. Leozório Rodrigues de Almeida Neto’.

O CAPS – Tião Lapa registrou 7.121 atendimentos, entre acolhimentos, consultas médicas (psiquiatria), atendimentos domiciliares, oficina terapêutica, prática corporal, consultas médicas, entre outros.

Na Assistência Farmacêutica, o Município continuou a registrar números altos com a entrega de 660.649 medicamentos pactuados; 182.638 não pactuados; 38.124 medicamentos do componente especializado; 12.918 fraldas geriátricas; 8.050 medicamentos de ação judicial e 1.226 suplementos alimentares. Um destaque para a assistência farmacêutica, está sendo o atendimento por parte da Assistente Social Ana Paula, que no trimestre realizou 224 visitas, prestando atendimentos às famílias.

A Vigilância em Saúde também apresentou números que chamam a atenção. Foram registradas 59 fiscalizações de rotina; 98 emissões de licença sanitária; 160 castrações de cães e gatos machos; 80 castrações em animais fêmeas; 45 denúncias com apuração; 57 exames de Leishmaniose e 67 processos de eutanásia.

Já no Controle de Vetores foram contabilizadas 11.987 visitas em imóveis, mais um mutirão e 176 visitas em pontos estratégicos, com 0,25% de índice de infestação do Aedes Aegypti e 0,0% de infestação Aedes Albopictus; registrando 15 casos notificados. Com isso, foram tratados 5 quarteirões com bloqueio. Vale destacar ainda que 24 toneladas de pneus foram recolhidas para reciclagem através do Ecoponto.

A secretaria de Saúde realizou neste quadrimestre diversas entregas e empréstimos, entres eles: entrega de 316 cilindros de oxigênio domiciliar, 6 empréstimos de fluxometros, 12 empréstimos de cadeiras de rodas, 15 empréstimos de cadeiras de banho e 4 empréstimos de cama hospitalar.
 O setor de transporte fechou o quadrimestre com 1.054 viagens realizadas e 5.175 pacientes transportados para Campo Grande, Paranaíba, Barretos, Jales, Rio Preto, Três Lagoas e outras cidades.

FESAT - O que também chamou a atenção durante a prestação de contas foram os atendimentos realizados pela Fundação Estatal de Saúde – FESAT. Nos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro, o hospital registrou 706 internações, 16.049 atendimentos no Pronto Socorro, 719 ultrassons, 539 tomografias e 3.427 raio-X. Também foram realizados 84 partos, entre cesarianas (71) e partos normais (13); 303 cirurgias (eletivas gerais, urgência, emergência e pequenas cirurgias. O transporte de pacientes críticos para Campo Grande, Três Lagoas e Paranaíba, foi no total de 24.

Novidades para 2024 na Saúde - disse a secretária Daiane Pupin, que será ofertado ultrassom morfológico para gestante de alto risco.  Para os bebês nascidos no município, haverá o teste da linguinha e continuará com os já realizados (pézinho e orelhinha) e as próteses dentárias que são 30/mês, passarão para 40/mês.

Outras novidades de 2023 - Já nas viagens para Campo Grande com as crianças que passaram pela neuropediatra, sempre tem um acompanhante, sendo a enfermeira Luzia, além das mães das crianças atendidas. Outro destaque foi o nascimento de 331 bebês no município, sendo quase 1 criança por dia.

Finalizando a audiência o secretário de Fazenda e Planejamento Juner Cesar, apresentou os dados financeiros do setor de Saúde no terceiro quadrimestre (setembro a dezembro de 2023).

PRESENCIARAM A AUDIÊNCIA – os secretários de Saúde Daiane Pupin e de Fazenda e Planejamento Juner Cesar, os vereadores Gilberto Carrapicho e Moysés Chama e servidores da pasta da Saúde.
Fonte: Fotos DICOM
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024