22 JAN 2024
Cashback – dinheiro de volta - utilizando nome do PROCON, é MENTIRA
Em anúncios veiculados nas redes sociais, há a foto dos jornalistas William Bonner e da apresentadora Sandra Annenberg na bancada de um estúdio de TV, com a manchete ‘Você usa cartão de crédito? Você brasileiro tem o direito de retirar até R$ 4.500 em cashbacks escondidos pelas principais bandeiras de cartões. Por obrigação do PROCON’.

Criminosos estão utilizando as redes sociais para propagar um novo golpe. Agora é a vez do cartão de crédito. Em anúncios “aparentemente verdadeiros”, golpistas informam aos consumidores que possuem cartão de crédito e realizaram compras entre o período de 2019 a 2022, tem direito ao cashback (palavra inglesa que pela sua tradução significa – dinheiro de volta). A quantia supostamente devolvida chegaria ao valor de R$ 4.500,00 (quatro mil e quinhentos reais).

O objetivo dos criminosos é fazer com que o consumidor conceda informações sigilosas sobre o seu cartão de crédito e seus dados pessoais, tais como: número do cartão, senha, data de vencimento, CPF, nome completo e endereço. Com essas informações, fica mais fácil para os golpistas conseguirem invadir as contas do consumidor.

A oferta enganosa aliada ao desejo do consumidor de obter algum tipo de vantagem, acaba por colocar muita gente em situação de perigo. Por isso o PROCON APT “Vereador Ivair Garrido Aydar”, alerta: NINGUÉM DÁ DINHEIRO DE GRAÇA!

O PROCON APT, alerta que se o consumidor atendeu o golpista, tentou resgatar dinheiro do cartão de crédito e viu que foi vítima de um golpe, o primeiro passo é entrar em contato com o banco e solicitar o bloqueio dos cartões de crédito, emissão de novas vias, bem como fazer o registro de um Boletim de Ocorrência, relatando o golpe com o máximo de detalhes que puder.

Caso tenha realizado algum tipo de transferência via Pix, a orientação do PROCON APT, é solicitar ao banco o MED – Mecanismo Especial de Devolução, buscando resgatar o dinheiro enviado aos golpistas.

Autor: Diretoria de Comunicação
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024