05 OUT 2023
ADMINISTRAÇÃO
PROCON APT compartilha a conscientização sobre o câncer de mama neste mês de outubro
O mês de outubro é comumente chamado de “Outubro Rosa”, mas você sabe o porquê e como foi criado essa campanha?

A campanha “Outubro Rosa”, foi criada no ano de 1990, nos Estados Unidos, e se espalhou por todo o mundo no passar dos anos. O objetivo sempre foi promover e compartilhar conscientização sobre o câncer de mama.

O PROCON APT “ Vereador Ivair Garrido Aydar”, é dirigido somente por mulheres, e por isso, não poderíamos deixar de compartilhar algumas leis que garantem e protegem a mulher neste mês de conscientização tão importante para as consumidoras aparecidenses. Vamos lá!

Lei 12.802/2013: Assegura a mulher que realizou mastectomia na rede pública, o direito de realizar a reconstrução mamária pelo SUS (Sistema Único de Saúde), no mesmo tempo cirúrgico quando há a possibilidade desta condição;

Lei 14.450/22: Prevê a criação do Programa Nacional de Navegação de pacientes para pessoas com neoplasia maligna com acompanhamento de caso de suspeita ou a confirmação do câncer de mama, com abordagem individual dos pacientes para acelerar o tratamento;

Lei 14.335/22 – Toda mulher – a partir da puberdade – tem direito a atendimento integral para prevenção, detecção do tratamento e controle do câncer de colo de útero e câncer de mama pelo SUS.

“Faça sempre o autoexame.  Não existe causa única para o desenvolvimento da doença, e vários fatores podem contribuir, o que reitera a importância de realizar o autoexame no banho, e quando houver suspeita, no Sistema Único de Saúde”, disse a coordenadora do PROCON APT Carla Lima.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024