31 MAI 2023
Profissionais da secretaria de Saúde orientam alunos no Dia Mundial sem Tabaco
Em 31 de maio, quando é comemorado o Dia Mundial sem Tabaco, alunos da Escola Estadual “Frei Vital de Garibaldi” receberam profissionais da Secretaria Municipal de Saúde para uma palestra sobre o assunto.

Entre os palestrantes estavam o psicólogo Thiago Kebleris, a nutricionista Vanessa Nogueira e o diretor do CEO, dentista Fernando Xavier Ajala Recalde.

O Dia Mundial sem Tabaco foi criado em 31 de maio de 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo.

Anualmente, no Dia Mundial sem Tabaco, o Instituto Nacional de Câncer - INCA promove e articula uma grande comemoração nacional sobre o tema com as secretarias estaduais e municipais de saúde e de educação em todos os Estados e Distrito Federal e com outros setores do Ministério da Saúde e do governo federal que integram a Comissão Nacional para Implementação da Convenção-Quadro da OMS para o Controle do Tabaco (CQCT/OMS).

O tabagismo é uma doença causada pela dependência química da nicotina. Oferecer tratamento aos que desejam parar de fumar é uma importante estratégia de controle do tabagismo. A qualidade de vida melhora muito ao parar de fumar assim como a capacidade pulmonar, deixando a pessoa menos vulnerável a inúmeras doenças respiratórias.

Os palestrantes falaram a respeito dos benefícios ao parar de fumar e também sobre os malefícios que o tabaco causa na saúde do ser humano, principalmente, quanto a pressão sanguínea, o oxigênio no sangue, o trabalho dos pulmões, a respiração e também sobre as doenças que podem levar à morte com o Acidente Vascular Cerebral - AVC e Infarto.
Fonte: Fotos Daniel Silva - DICOM
Autor: Camila Helem de Jesus - Diretoria de Comunicação