31 MAI 2023
Em audiência pública, Saúde presta contas do 1º quadrimestre de 2023
A Prefeitura Municipal de Aparecida do Taboado, através da Secretaria de Saúde, realizou no plenário da Câmara Municipal, nesta quarta-feira, dia 31 de maio, audiência pública para prestação de contas do 1º quadrimestre do setor de Saúde referente ao ano de 2023. A medida cumpre determinação prevista na Lei Complementar 141/2012, que traz em seu Art. 36: “O gestor do Sistema Único de Saúde, em cada ente da Federação, elaborará relatório detalhado referente ao quadrimestre anterior”.

A audiência foi ministrada pela secretária de Saúde, enfermeira Daiane de Souza Pupin, que detalhou o trabalhou prestado pela pasta nos meses de janeiro, fevereiro, março e abril de 2023.

Segundo dados apresentados pela gestora, nas ESF’s – Estratégias de Saúde da Família estão cadastradas 8.142 famílias. Pelos agentes de saúde foram realizadas 57.593 visitas domiciliares no último quadrimestre. A secretária informou também que já está bem adiantada a reforma e ampliação da ESF Jardim das Flores, para aumentar o atendimento a moradores de outros bairros da cidade.

A UBS Manoel Rodrigues da Silva (postão) contabilizou 11.510 procedimentos, entre exames laboratoriais, mamografia, acolhimento, Raio-X, eletrocardiograma e ultrassom.

Em apoio às Estratégias de Saúde da Família, a Prefeitura continua oferecendo 12 especialidades médicas na rede pública de saúde em Aparecida do Taboado, que juntas somaram 4.213 consultas realizadas no período, incluindo oftalmologia, ginecologia/obstetrícia, cardiologia, psiquiatria, ortopedia, pediatria, neurologia, neuropediatria, urologia, gastroenterologia, ultrassonografia e dermatologia. Os exames de média e alta complexidade totalizaram 3.720 realizações.

Quanto ao CEDIT, foram realizadas 732 consultas com Psicólogo, 2.538 com Nutricionista, 1.675 com Fonoaudiólogo, 55 testes de orelhinha e 8.524 com quatro Fisioterapeutas, totalizando 13.524 atendimentos.

Na área da odontologia, foram realizados 7.010 procedimentos em saúde bucal nas ESFs, mais 1.614 no Centro de Especialidades Odontológicas - CEO ‘Dr. Leozório Rodrigues de Almeida Neto’. Destacando a volta da realização de bochechos de flúor nas escolas do município.

O CAPS – Tião Lapa registrou 5.604 atendimentos, entre acolhimentos, consultas médicas (psiquiatria), atendimentos domiciliares, oficina terapêutica, prática corporal, consultas médicas, entre outros.

Disse a secretária que via Ministério da Saúde, estão pleiteando a reforma completa do prédio próprio do Centro de Atendimento Psicossocial – CAPS, destacando ainda, que todos os atendimentos pós COVID, foram fortalecidos.

Na Assistência Farmacêutica, o Município voltou a registrar números altos, com a entrega de 670.675 medicamentos pactuados; 145.178 não pactuados; 42.500 medicamentos do componente especializado; 10.352 fraldas geriátricas; 5.290 medicamentos de ação judicial e 726 suplementos alimentares. Um destaque para a assistência farmacêutica, está sendo o atendimento por parte da Assistente Social Ana Paula, que no trimestre realizou 83 visitas, fazendo o equilíbrio nos atendimentos às famílias.

A Vigilância em Saúde também apresentou números que chamam a atenção. Foram registradas 272 fiscalizações de rotina; 484 emissões de licença sanitária; 280 castrações de cães e gatos machos; 80 castrações em animais fêmeas; 126 denúncias com apuração; 162 exames de Leishmaniose e 44 processos de eutanásia.

Já no Controle de Vetores foram contabilizadas 25.473 visitas em imóveis e 88 visitas em pontos estratégicos, com 3,60% de índice de infestação do Aedes Aegypti e 0,91% de infestação Aedes Albopictus; registrando 104 casos notificados 02 óbitos investigação de Dengue. Com isso, foram tratados 106 quarteirões com bloqueio. Vale destacar ainda que 24 toneladas de pneus foram recolhidas para reciclagem através do Ecoponto.

O setor de transporte fechou o quadrimestre com 924 viagens realizadas e 4.172 pacientes transportados para Campo Grande, Paranaíba, Barretos, Jales, Rio Preto, Três Lagoas e outras cidades.

FESAT - O que também chamou a atenção durante a prestação de contas foram os atendimentos realizados pela Fundação Estatal de Saúde – FESAT. Nos primeiros 4 meses do ano, o hospital registrou 569 internações, 17.817 atendimentos no Pronto Socorro, 611 ultrassons, 305 tomografias e 3.196 raio-X. Também foram realizados 126 partos, entre cesarianas (104) e partos normais (22); 192 cirurgias (eletivas gerais, ortopédicas e pequenas cirurgias. Além de 35 viagens para transporte de pacientes em estado crítico (vaga zero).

Finalizando a audiência o secretário de Fazenda e Planejamento Juner Cesar Pereira da Costa, apresentou os dados financeiros do setor de Saúde no segundo quadrimestre (janeiro a maio de 2023).

PRESENCIARAM A AUDIÊNCIA – Secretários de Fazenda e Planejamento Juner Cesar e de Saúde Daiane Pupin, os vereadores Jucleber Bim, Fernando Taturana, Gustavo Neira, Gilberto Carrapicho, Patrícia da Saúde e Moysés Chama, o Diretor da FESAT Robson Souto e dezenas de servidores da pasta da Saúde.
Fonte: Fotos Daniel Silva - DICOM
Autor: Camila Helem de Jesus - Diretoria de Comunicação