29 MAI 2023
SAÚDE
Secretarias de Saúde, Educação e FUNASA realizam campanhas de conscientização em combate ao mosquito Aedes Aegypti
O Governo Municipal e a Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, em parceria, através da Empresa RS Consultoria, vencedora de processo licitatório, está realizando campanhas de conscientização em combate à dengue nas escolas do município.

Tendo como objetivo mobilizar a sociedade e suas representações para a adoção de condutas e práticas para o enfrentamento ao mosquito Aedes Aegypti numa perspectiva da redução de casos de mortalidade de dengue, zika vírus, chikungunya com impactos na Saúde nos bairros Vila Barbosa, Jardim das Flores, Vila Pereira, Vila Rodrigues, Vila Santo Antônio, e na Zona Rural, a comunidade de Olaria, distante 25 km do perímetro urbano.

A mobilização teve início no dia 29 de maio, nas escolas Professor Jesus José de Souza (alunos da 3ª A e B) e João Chama (alunos da 4ª A e B); no dia 30 serão nas escolas João Luiz Pereira (2ª D e 2ª E) e João Chama (2ª C e 2ª D); e no dia 31 de maio, será a vez das escolas João Chama )5ªA e 5ªB); João Luiz Pereira (5ªA) e Professor Jesus José de Souza (5ªC e 5ªD).

As secretarias de Saúde e de Educação declaram que a dengue é um dos graves problemas de saúde pública da atualidade, enfrentada por diversos países e do nosso estado, em especial, o nosso município.

O município vem realizando o zoneamento compartilhado, onde em cada unidade básica da família, conta com um agente de combate a endemias. Porém, as ações têm sido insuficientes devido à falta de cooperação por grande parte da população. A partir dos índices alarmantes, acreditamos que somente com a efetiva participação da população, adotando medidas no seu dia a dia, de controle dos criadouros do mosquito transmissor da Dengue, seria possível minimizar o agravamento da situação.

Todos juntos contra a dengue!
Fonte: Fotos Matheus Costa