A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Aparecida do Taboado publicou Edital nº 004/2023 (
Confira aqui /pág 22) nesta quarta-feira, no Diário Oficial do Município, abrindo as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado Interno do Programa MS Alfabetiza - Todos pela Alfabetização da Criança.
O certame tem como finalidade a constituição do banco de reserva de colaboradores na função de Formador Municipal – área de Alfabetização: Educação Infantil (Pré II) e/ou 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, com o intuito de realizar ações pedagógicas a partir de formações continuadas de professores.
As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas presencialmente, entre os dias 3 e 4 de maio, das 7h às 11h ou 12h30 às 15h30, horário de MS, na sede da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer localizada na Avenida Presidente Vargas, nº 4422, no Centro.
No ato da inscrição, deverá ser preenchido o formulário de inscrição e anexadas as cópias dos seguintes documentos: a) Documento oficial de identificação com foto; b) CPF; c) Holerite atualizado; d) Diploma de conclusão de nível superior conforme estabelecido no item dos requisitos; e) Comprovação de experiência profissional de atuação no magistério, seja na educação infantil ou na alfabetização, de no mínimo 03 (três) anos. Para comprovação de experiência, somente serão aceitos os seguintes documentos: a) No setor privado: cópia da carteira de trabalho, ou equivalente, ou declaração do Diretor do Estabelecimento de Ensino informando o período do contrato (início e fim, se for o caso), com a descrição da espécie do serviço realizado e a identificação das atividades desenvolvidas. b) No setor público: cópia da carteira funcional, termo de posse ou cabeçalho do holerite, que indiquem a data de ingresso no serviço público.
O prazo de validade deste processo seletivo será de até 2 (dois) anos, prorrogável por igual período a critério do Município.
CRITÉRIOS
Para concorrer, o candidato deverá atender aos seguintes critérios:
a) deverá ser servidor público municipal, profissional da educação, preferencialmente efetivo e não ter cargo em comissão;
b) possuir titulação mínima de Licenciatura em Pedagogia;
c) ter experiência comprovada de atuação seja na educação infantil e/ou na alfabetização, de no mínimo 3 (três) anos;
d) ter disponibilidade de 20 (vinte) horas semanais para se dedicar a função de Formador Municipal, inclusive aos finais de semana;
e) ter disponibilidade para realizar estudos que fundamentam as atividades do Programa;
f) atender todas as atribuições de Formador Municipal;
g) Não acumular o recebimento de bolsa de outros órgãos ou entidades da Administração Pública federal, estadual ou municipal.
SELEÇÃO
O processo de seleção constará de 02 (duas) etapas de caráter classificatório, sendo a primeira etapa “Análise Curricular” e a segunda etapa “Entrevista”. Os candidatos selecionados serão convocados pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer para atuar como Formador Municipal de acordo com as necessidades do Município.
PAGAMENTO DAS BOLSAS
O Formador Municipal receberá R$ 700,00 mensais durante o tempo da vigência do Termo de Compromisso. As bolsas serão devidas pela dedicação de 20 (vinte) horas semanais ao Programa, sem prejuízo da carga horária relativa ao cargo já ocupado pelo servidor. O Professor Formador ficará à disposição da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (deixará a sala de aula).