27 MAR 2023
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Realizada a terceira fase do Zoneamento Agroecológico de MS em Aparecida do Taboado
No período de 20 a 22 de março, ocorreu a terceira fase do Zoneamento Agroecológico do Estado de MS, visando estudar, com indicação de culturas de interesse econômico, o que melhor se adapta às regiões pesquisadas.

Na oportunidade foram realizadas identificações de solos na bacia do Rio Paraná, com levantamento de perfis do solo em áreas pré-selecionadas, sendo que estas áreas foram escolhidas levando em conta tradagens realizadas anteriormente, para serem representativas das classes de solos das unidades de mapeamento.

Foram coletadas amostras de solos para laboratório, parte de química e física, como também está sendo estudado o estoque de carbono no solo.

Utilizaram ainda o aparelho Permeâmetro Guelph, que permite estabelecer a permeabilidade do solo saturado. O aparelho se instala depois de feita a perfuração do solo, deixa-se fluir a água dentro da perfuração, sendo absorvida aos poucos, onde a permeabilidade do solo saturado ocorre quando a absorção se equilibra (quando a velocidade de percolação da água torna-se igual à velocidade de saída da água do permeâmetro). Ainda houve coleta de solos com o uso de anéis indeformados para ver a retenção de água no solo, ambas são muito importantes para verificar a retenção de água no solo para as culturas e para as questões de erosões.

Em Aparecida do Taboado foram abertas trincheiras em seis propriedades de diferentes regiões do município.

Os agradecimentos vão à EMBRAPA, ao Governo Estadual, à Prefeitura Municipal e ao Sindicato Rural pela realização e apoio.

Estiveram presentes, os pesquisadores da EMBRAPA solos/RJ, doutores Ênio Fraga da Silva e César da Silva Chagas; os Analistas de Desenvolvimento Socioeconômicos da SEMADESC, senhores Carlos Henrique e Marcos Vinícius; o Engenheiro Agrônomo da Prefeitura Municipal de Aparecida do Taboado, Wilson Ferreira Lima Júnior e o Operador de Máquinas, Robson Vaz.
Fonte: Diretoria de Comunicação
Autor: Fotos DICOM