24 MAR 2023
Aparecida do Taboado realiza 10ª Conferência Municipal de Saúde com tema “Amanhã vai ser outro dia”
Com o objetivo de propor políticas públicas que possam melhorar a garantia de direitos e a defesa do SUS, da vida e da democracia, foi realizada, nesta sexta-feira, 24 de março, a 10ª Conferência Municipal de Saúde de Aparecida do Taboado no Centro de Eventos do Sindicato Rural.

Coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde, o evento foi promovido pelo Conselho Municipal de Saúde e contou com a participação de profissionais da área, gestores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

A abertura contou com a presença da secretária de Saúde, Daiane Pupin, que falou sobre a importância da Conferência para a construção de políticas públicas que garantam a melhoria e o desenvolvimento da saúde pública nas três esferas de governo. A secretária ainda aproveitou para homenagear a equipe pela brilhante atuação durante a pandemia. "Foram tempos muito difíceis e vocês colocaram seus próprios medos em 2º lugar e deixaram suas famílias em casa para cuidar do outro. [...] antes e depois da vacina, mas vocês nunca desanimaram, nunca entregaram os pontos. Foram essenciais na luta contra esse vírus. Por toda essa dedicação, quero registrar aqui hoje a nossa gratidão por termos profissionais tão empenhados e dedicados em nossa Saúde. Em nome de toda a população aparecidense, o nosso muito obrigada", disse ela.

A Secretaria ainda rendeu homenagens à ex-presidente do Conselho Municipal de Saúde, saudosa Ângela Aparecida Soares de Aguilar, que faleceu em 2021 após um grave problema de saúde. Ângela foi lembrada por toda sua contribuição ao voluntariado, em especial à área da saúde.

Após a apresentação dos números da Saúde em Aparecida do Taboado feita pela secretária Daiane, foi a vez da palestra principal ministrada pela auditora de gestão de serviços de saúde do Governo do Estado, Eni Batista de Souza, com o tema da Conferência, fechando o bloco da manhã.

No período da tarde, foram realizados trabalhos em grupo, a aprovação das propostas e eleição dos delegados que vão participar da Conferência Estadual, levando as propostas aprovadas na etapa municipal.

Fonte: Fotos: Daniel Silva
Autor: Camila Helem de Jesus - Diretoria de Comunicação