14 FEV 2023
Assistência Social e Saúde alertam para os perigos da gravidez na adolescência
Até os 14 anos, a gravidez é considerada crime de estupro e pode provocar riscos à saúde da menina e do bebê
Em alusão à Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, as Secretarias Municipais de Assistência Social e de Saúde, em conjunto, estão trabalhando com o objetivo de disseminar informações sobre medidas preventivas e educativas que contribuam para a redução da incidência da gravidez na adolescência.

As palestras, que estão sendo promovidas por equipe do CREAS - Centro de Referência Especializado de Assistência Social, começaram durante a Jornada Pedagógica 2023 para professores e profissionais que atuam na Rede Pública de Ensino, e estão abrangendo vários setores da Administração.

Além de falar sobre todos os desafios de uma gestão na adolescência, a equipe tem ressaltado os riscos à saúde da menina e do bebê, e o fato de que a gravidez até os 14 anos de idade é crime no Brasil. “A gravidez não planejada pode atrasar o futuro das adolescentes e ainda colocar a vida delas em risco, além de ocorrer o abandono escolar, o isolamento social, conflitos familiares e problemas emocionais”, destacou a coordenadora do CREAS, assistente social Tamara Nicolete.

“Diversos fatores concorrem para a gestação na adolescência. No entanto, a desinformação sobre sexualidade e direitos sexuais e reprodutivos é o principal motivo. Questões emocionais, psicossociais e contextuais também contribuem, inclusive para a falta de acesso à proteção social e ao sistema de saúde, englobando o uso inadequado de contraceptivos”, acrescentou.

Tamara ainda explicou que além de todos os fatores acima citados, até os 14 anos a gravidez é crime, provocando riscos à vida. “A mãe e o bebê podem morrer na gestação ou no parto; pode acontecer aborto espontâneo ou o bebê nasce prematuro e com baixo peso, além do trabalho de parto ser mais demorado, causando mais sofrimentos. Por isso, acaba se tornando também um problema de saúde pública”, esclareceu ela.

A gravidez na adolescência representa a maioria das gestações em países em desenvolvimento, incluindo o Brasil. Aqui, a taxa de gestantes com menos de 17 anos é de 57%, um pouco menos que em países da África Subsaariana, onde passa dos 60%.

A secretária de Saúde, Daiane Pupin, ressalta que a saúde da mulher envolve inúmeros cuidados para todas as faixas etárias. “Desde a puberdade, é importante buscar um acompanhamento ginecológico que também funcionará como prevenção ou acompanhamento em casos de gravidez na adolescência. Mas, a gente volta a falar: a gravidez na adolescência é uma gestação de alto risco e pode acarretar problemas sociais e biológicos”.

CRONOGRAMA DE AÇÕES

Abaixo estão todas as ações desenvolvidas pelas Secretarias de Assistência Social e de Saúde, juntamente com o Conselho Tutelar, neste mês de fevereiro:

Dia 6, às 14 h – Palestra com os motoristas e ADI´S
Dia 7, às 8h30 – Palestras com os Professores da Rede Municipal
Dia 9 às 15h30 – Palestra com os Agentes Comunitários de Saúde e Enfermeiras
Dia 15, às 08h30 – Palestra com os Professores da Escola Estadual Georgina de Oliveira Rocha
Dias 17 a 21, a Saúde, o CREAS e o Conselho Tutelar irão participar das festividades carnavalescas, onde haverá um stand no Recinto da Festa do Peão, oportunidade em que os profissionais presentes oferecerão diversas instruções e orientações sobre este e outros assuntos importantes.

Fonte: Fotos: Daniel Silva/DICOM
Autor: Camila Helem de Jesus - Diretoria de Comunicação