10 FEV 2023
Inscritos no Instituto ‘Dom Afonso Maria Fusco’ voltam às atividades
O Instituto Promocional Dom Afonso Maria Fusco retornou às atividades nesta quarta-feira, dia 8 de fevereiro, com uma programação mais que especial, envolvendo muitas brincadeiras e um lanche saboroso foi servido a todos.

A instituição, que tem à frente como Diretora a Irmã Batistina Silvana Regina Moreira, é uma organização preparada para atender crianças e adolescentes com idades entre 6 e 17 anos, no contraturno escolar, oferecendo diversas atividades e oficinas, além de preparação para o 1º emprego e conhecimentos religiosos.

O Instituto é uma das 5 entidades que possuem convênio com a Prefeitura Municipal através da Secretaria de Assistência Social, recebendo um repasse mensal que contribui na manutenção das atividades. E, nesta gestão, o Governo Municipal ampliou o valor do recurso para a entidade e, além das crianças já matriculadas, a instituição passou a atender todas as crianças e adolescentes que faziam parte do antigo PETI.

ATIVIDADES – Os alunos que são atendidos no contraturno escolar participam de oficinas e atividades, sendo elas: informática básica, informática educacional, dança, circo, teatro, musicalização, apoio pedagógico, esporte, karatê, educação ambiental, leitura e criação, artesanato, projeto empreendedorismo juvenil para adolescentes e apoio psicossocial.

O Instituto realiza ainda atendimento individual às crianças, reuniões mensais com familiares e confraternizações, como: Festa das Mães, Festa da Família, Semana da Criança, Festa de Natal, entre outras. Outra ação importante com as mais de 200 crianças e adolescentes atendidos são as formações pedagógicas e permanentes realizadas a cada 2 meses, pois praticamente todos participam de cursos oferecidos pelo Instituto através dos educadores.

COLÔNIA DE FÉRIAS – De 10 a 27 janeiro, o Instituto ainda promoveu a Colônia de Férias, oportunidade em que a garotada participou de diversas atividades e passeios, entre eles atividades na piscina da AABB, na Praça de Esportes e muitas brincadeiras, como jogos pedagógicos, quebra-cabeça, fabricação de slime, pula-pula, karaokê, dia da beleza, futebol, parquinho, queimada, rouba bandeira, corrida do saco, dança da maçã, tiro ao alvo, pular corda, caça tesouro, dança da cadeira, entre tantas outras atividades e brincadeiras.

MANUTENÇÃO - Para manter todo esse trabalho, o Instituto conta com apoio de benfeitores da cidade e parcerias com a Prefeitura Municipal (R$36 mil reais/mês), o Rotary Club (projeto karatê com professor e uniformes além de projetos pontuais para reformas), a AABB Comunidade (material pedagógico e atividades esportivas) e também com a contribuição de empresas do município, entre outros colaboradores.

O Instituto mantém ainda uma horta social, com plantação de diversas verduras que são utilizadas nas refeições oferecidas aos alunos. A horta é mantida por um funcionário com a colaboração de alguns dos estudantes.

FUNCIONAMENTO – Para manter esta organização em funcionamento, a entidade conta com 15 servidores, que se alternam no período das 7h30 às 11h15min e das 13h às 16h40min.

Fonte: Fotos: Daniel Silva/DICOM
Autor: Camila Helem de Jesus - Diretoria de Comunicação