18 JAN 2023
Janeiro Roxo: Profissionais da Saúde participam de palestra com o tema hanseníase
Em alusão à campanha Janeiro Roxo, lançada no início deste mês, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu na manhã desta quarta-feira, dia 18, uma palestra com a dermatologista Dra. Amanda Almeida Moretti, médica da ESF São Jerônimo, para falar sobre a hanseníase, que é tema da campanha.

A palestra envolveu as equipes médica e de enfermagem, abordando sobre como atender, diagnosticar e tratar o paciente, e ocorreu na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.

WhatsApp Image 2023-01-18 at 09.21.53

“Além do tratamento com medicamentos para eliminar a bactéria causadora da doença, é importante também que a pessoa realize tratamentos para prevenir o desenvolvimento de complicações e para promover o seu bem-estar. Então estamos discutindo a importância de saber abordar o paciente para o sucesso do tratamento”, explicou a médica.

A secretária de Saúde, Daiane Pupin, destacou que faz parte do cronograma de serviços da pasta a realização de campanhas de prevenção ao longo do ano e que esta, além de levar informação para a população, ainda tem foco na orientação dos profissionais de Saúde.

Janeiro Roxo

A campanha busca orientar sobre a hanseníase, que é uma doença crônica, causada pela bactéria Mycobacterium leprae, (devido o nome da bactéria, a doença é chamada popularmente de lepra), que pode afetar qualquer pessoa.

Esta doença é caracterizada por alteração, diminuição ou perda da sensibilidade térmica, dolorosa, tátil e força muscular, principalmente em mãos, braços, pés, pernas e olhos e pode gerar incapacidades permanentes.

A secretária Daiane Pupin ressalta que a hanseníase é uma doença transmissível, mas que tem cura e o tratamento é oferecido gratuitamente pelo SUS. Em Aparecida do Taboado, o serviço de Dermatologia é uma das 11 especialidades oferecidas na Rede Pública de Saúde e o encaminhamento é feito diretamente nas unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESFs). Atente-se, pois diagnóstico precoce também é prevenção!

Fonte: Fotos: Daniel Silva
Autor: Camila Helem de Jesus - Diretoria de Comunicação