06 JAN 2023
Com pagamento em dia, modernização e melhores condições de trabalho, Governo Municipal tem valorizado o servidor público
O Governo Municipal de Aparecida do Taboado, através da Secretaria de Fazenda, comandada por Juner Cezar Costa, vem trabalhando na valorização do servidor público municipal, realizando todos os pagamentos de forma adiantada, entre eles: salários, adiantamentos (vale) e também o décimo terceiro salário.

Além dos pagamentos em dia, em outubro de 2021 foi concedido o aumento de 2,5% para os servidores, compromisso que foi acordado pela gestão anterior, mas que não havia sido cumprido. Além disso, em 2022, o Governo Municipal reajustou em 12% o salário dos servidores públicos municipais; concedendo o maior reajuste à categoria no Município.

Pensando ainda na valorização do servidor, através da Secretaria de Administração, a gestão José Natan/Tenente Ávila promoveu convênio com 22 empresas, oferecendo descontos especiais para os servidores públicos municipais em loja de roupas, estética, farmácias e academias instaladas na cidade. Também foi implantado o SINCARD – um cartão de crédito exclusivo para o servidor utilizar no comércio local; realizada a reforma da Previdência, que resultou num abatimento do déficit atuarial em mais de R$ 30 milhões junto ao IPAMAT; e implantado o Consignet para tornar facilitado ao servidor efetivo a contratação de consignados. Além disso, foi realizado um acordo de cooperação com entidades profissionais para valorização da competência profissional CRA-MS e também um acordo de cooperação entre servidores de outra municipalidade para vir trabalhar na cidade de residência.

Ainda ocorreu a assinatura de termo de cooperação com instituições de ensino para contratação de estagiários no setor público e a assinatura do termo de cooperação entre entidades de ensino do SESI para promover benefícios e descontos especiais para servidores e dependentes.

Através da Secretaria de Administração, dirigida por Fernanda de Souza Lima Ziviani, o Governo Municipal também promoveu a modernização do Paço, com a troca de móveis e equipamentos de informática em todas as salas, investindo mais de R$ 400 mil em melhores condições de trabalho ao servidor e de atendimento à população, e a instalação do Sistema de Rastreamento e Monitoramento nos veículos da frota municipal.

Quanto ao PROCON “Vereador Ivair Garrido Aydar”, que também é conduzido pela Secretaria de Administração, nestes dois anos foi um dos Órgãos de Defesa e Proteção ao Consumidor mais atuantes do Estado, realizando o Encontro de Procons do MS ‘Na Terra dos 60 dias apaixonados’ no mês de setembro de 2022 e promovendo o primeiro Mutirão de Negociação e Cadastramento com a Energisa – empresa de distribuição de energia elétrica. E através da atuação do PROCON foi devolvido para o ‘bolso’ dos consumidores aparecidenses mais de R$ 370 mil reais, além da ministração de palestras nas escolas em salas de ensino médio falando sobre consumo através do projeto ‘Ponta do Lápis’.

CONTROLADORIA

Mais um avanço alcançado pela Administração Municipal aconteceu através da Controladoria Interna, que ganhou mais espaço de atuação neste Governo. Por meio da ESCOIN - Escola de Controle Interno, implantada nesta gestão, o Município já emitiu mais de 200 certificados de capacitação aos servidores, reduzindo custos com cursos na capital.

Entre os cursos oferecidos estão: Boas Práticas de Gestão Orçamentária, Atendimento de Alto Nível, Diárias, auxílio Alimentação e Suprimentos de Fundos, Orçamento e Finanças, Gestão de Frotas, Gestão Estratégica de Pessoas, Preparação de Documentos Fiscais no âmbito das Secretarias, Gestão Financeira dos Recursos Públicos, entre outros.

Outra realização feita pela Controladoria Interna foi a implantação de instruções normativas para regulamentação do uso de veículos da frota, tramitação de documentos fiscais, processos licitatórios, entre outros.

IPTU

Nesses dois anos, a Administração Municipal entregou R$ 120 mil reais em prêmios através das campanhas ‘IPTU Premiado’, que tem como foco diminuir a inadimplência com o Imposto Predial e Territorial Urbano e aumentar a arrecadação do Município.

Fonte: Fotos: DICOM
Autor: Camila Helem de Jesus - Diretoria de Comunicação