Ir para o conteúdo

Prefeitura Municipal de Aparecida do Taboado - MS
Acompanhe-nos:
Rede Social Facebook
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
SET
26
26 SET 2022
Governo Municipal concede ‘Comenda de Honra ao Mérito’ a cinco ilustres aparecidenses
enviar para um amigo
receba notícias

O Governo Municipal realizou na manhã desta segunda-feira, dia 26 de setembro, como parte da programação oficial dos 74 anos do Município, a entrega oficial da Comenda de Honra ao Mérito ‘Brondel Antônio de Queiroz’ para 5 personalidades ilustres que muito contribuíram para a história de Aparecida do Taboado.

A cerimônia foi realizada na sede social do Rotary Club após Sessão Solene da Câmara de Vereadores e contou com a presença do prefeito municipal José Natan de Paula Dias; do vice-prefeito Tenente Ávila; da primeira-dama Verônica de Paula; do presidente do Legislativo, vereador Gustavo Neira; do comandante do 2º Pelotão da PM, Tenente Vieira; vereadores, secretários municipais, familiares dos homenageados e imprensa local.

A Comenda foi instituída pela atual gestão através da Lei nº 1.712, de 16 de agosto de 2022, e busca homenagear pessoas físicas que, reconhecidamente, prestaram relevantes serviços ao Município, ou nele tenham se destacado pela atuação exemplar na vida e em particular.

A honraria leva o nome de BRONDEL ANTÔNIO DE QUEIROZ, filho de fundadores do município (Virgílio Antônio de Queiroz e Secundina Maria de Jesus), que acumula uma extensa lista de serviços prestado à comunidade aparecidense, especialmente às centenárias Festas de Santos Reis e São Sebastião. Além disso, pautou sua vida a ajudar o próximo, sempre fazendo generosas doações e apoiando em momentos de dificuldade.

Nascido no ano de 1927, Brondel constituiu família, sendo pai de 5 filhos, os quais lhes deram netos e bisnetos. Construiu seu patrimônio com base na pecuária de corte, sendo reconhecido por manter a qualidade do rebanho. Para a subsistência da família e funcionários, produzia pequenas lavouras de arroz, feijão e milho, além de porcos e galinhas. Faleceu aos 95 anos de idade no ano de 2018.

Nesta primeira edição da cerimônia de entrega da Comenda de Honra ao Mérito “Brondel Antônio de Queiroz” foram homenageados: Adélia Samara de Almeida, Eurico Antônio de Queiroz (Eurico Pimenta), Nair Terezinha da Costa (Nair do doce), Vicente Dias da Costa e a saudosa Irene Eulália de Queiroz (in memorian), representada pelos familiares.

Durante o pronunciamento oficial, o prefeito José Natan declarou: “é um prazer e grande honra reconhecer o trabalho dessas pessoas que estão sendo homenageadas hoje aqui, que muito fizeram por nossa comunidade e são ‘patrimônio’ do nosso município”. Ele ainda fez questão de ressaltar a ilibada conduta do aparecidense que empresta seu nome à honraria, “o senhor Brondel sempre fez o bem sem olhar a quem. Quero agradecer a toda a família que nos permitiu usar o nome dele para, daqui pra frente, homenagear quem muito fez, faz ou ainda fará por nossa querida Aparecida do Taboado”.

Após receberem as Comendas, os homenageados agradeceram tão importante homenagem, que leva o nome de tão ilustre pioneiro do município. “Esse momento é muito gratificante para todos nós. Obrigada prefeito José Natan por este ato de altruísmo; essa homenagem mostra que vale a pena se dedicar naquilo que nos propusemos a fazer porque o reconhecimento vem”, destacou a educadora aposentada Adelia Samara.

Já o artesão Eurico Pimenta, após agradecer o prefeito José Natan, louvou a Deus pelo momento de alegria, abençoou a todos e fez questão de ressaltar: “mesmo passando por momentos de doença, estamos aqui vivendo esse dia tão especial. Isso porque o nosso Redentor vive. Obrigado a todos”.

Homenageados

Comenda (10)

VICENTE DIAS DA COSTA, nascido em 3 de outubro de 1944, em uma família circense, na cidade de Bariri – SP, sendo filho do casal Emília e Antônio, e pai de cinco filhas, as quais nasceram em seu primeiro casamento, entre elas as cantoras Rosimar e Rosicler, tendo 6 netos e 7 bisnetos. Ficando viúvo, Vicente Dias em segunda núpcias uniu-se à sua companheira Simone Silva Dias.

Cantor e compositor de grandes letras eternizadas nas vozes de Chitãozinho e Xororó, Milionário e José Rico, Amado Batista, César e Paulinho, entre tantos outros cantores da música sertaneja brasileira.

Desde bem cedo tinha o dom de compor, mas por diversas vezes, as portas foram fechadas para ele, porém nunca desistiu. Trabalhou desde a infância nos picadeiros do circo, durante anos, juntamente com sua família, viajava por todo Brasil. Sua dedicação e persistência, tornaram suas composições belíssimas músicas, na voz de muitos cantores.

Aproximadamente 1.000 canções saíram da mente brilhante que Deus lhe deu.

Comenda (4)

ADÉLIA SAMARA DE ALMEIDA, nasceu em 8 de dezembro de 1935, na cidade de Aparecida do Taboado, filha do primeiro comerciante do município, senhor Salim Abdo Samara e Dolores Maria da Silva.

Casou-se em 1956 com o saudoso Geraldo Rodrigues de Almeida, com quem teve dois filhos José Robson Samara Rodrigues de Almeida e Mara Rossy Rodrigues de Almeida Furquim, os quais lhes dera 6 netos e 4 bisnetos.

Destacou-se como primeira Dama, por dois mandatos de seu esposo Geraldo Rodrigues de Almeida, desempenhou diversas funções como professora por longos anos em diversas escolas, entre elas, a Escola Frei Vital de Garibaldi. Foi diretora das escolas Coronel João Alves Lara, Ana Maria do Nascimento e Escola Ernesto Rodrigues.

A eterna diretora Adélia Samara é um grande exemplo como professora, educadora e diretora, dedicando 50 anos de sua vida na formação educacional dos filhos de Aparecida do Taboado.

Comenda (5)

EURICO ANTÔNIO DE QUEIROZ, chamado carinhosamente de Eurico Pimenta, nasceu em Aparecida do Taboado no dia 29 de janeiro de 1.939, filho do casal Antônio Pimenta de Queiroz e Judite Perciliano de Oliveira. É casado com Nadir da Silva Queiroz, com quem teve 3 filhos, os quais lhes deram 4 netos.

Ex-oleiro, começou a se interessar pelo artesanato após diagnosticar uma hérnia de disco na coluna e enfrentar uma séria operação. Devido às fortes dores lombares ele não pode mais trabalhar na fabricação de tijolos. Após realizar uma cirurgia lombar, começou a fazer as peças de cerâmica, as quais fabrica com suas mãos abençoadas até os dias de hoje.

A atividade já se estende por mais de 40 anos e ele não pensa em encerrar sua carreira tão cedo. Produz mais de 100 tipos diferentes de peças, sendo as mais vendidas, as moringas, os jarros, panelas e as variadas espécies de peixes e frutas.

O Ateliê do artesão, está localizado na margem da rodovia que liga a cidade à ponte rodoferroviária. É uma visita imperdível.

Comenda (3)

NAIR TEREZINHA DA COSTA, chamada carinhosamente de Nair dos doces, nasceu no dia 2 de novembro de 1937, em Aparecida do Taboado, filha do casal Francisco Elias Ferreira e Sebastiana Inácia de Oliveira.

Dona Nair foi casada com o ex-vereador Adércio Rodrigues da Costa, popular Tiéta, com quem teve 5 filhos, sendo que um deles, é filho do coração e outro in memorian. Hoje é avó de 14 netos e 4 bisnetos.

Durante 55 anos, D. Nair, que sempre foi muito prendada, cozinhava para festas, fazia bolos para casamentos e aniversários e por mais de 20 anos dedicou-se aos deliciosos doces, tendo como destaque o doce de leite, de frutas e de nata, apreciados por aparecidenses e visitantes de todos os estados de nosso País.

Muito alegre e festiva, D. Nair fez e ainda faz grandes amigos. Gosta de um bom papo e de receber quem precisa em sua casa.

Comenda (2)

A SAUDOSA IRENE EULÁLIA DE QUEIROZ (in memorian - representada pela família), natural de Paranaíba, nasceu em 29 de agosto de 1937, filha de João Antônio da Silva e Amélia Eulália de Faria. Era casa com o senhor Francisco Alves de Queiroz, sendo que desta união tiveram 4 filhos Érika, Ariadne, Francisco Júnior e Nélida (in memorian).

Escolheu Aparecida do Taboado para aqui viver e fazer amigos, contribuindo para o desenvolvimento da cidade, desempenhando a profissão de costureira.

Foi uma pessoa atuante nos trabalhos sociais da comunidade, participando do Apostolado da Oração, Renovação Carismática, Instituto Promocional Dom Afonso Maria Fusco e Associação Mãos que Brilham.

Tendo toda sua existência pautada no trabalho, bem como no amor ao próximo e em uma vida simples, deixando o nosso convívio no dia 29 de julho de 2022, ocasião em que a lacuna deixada está sendo difícil ser preenchida no coração dos familiares e amigos os quais conquistaram aqui nesta terra.


Fonte: Camila Helem de Jesus - Diretoria de Comunicação
Autor: Fotos: Markos Fernando/DICOM
Local: Aparecida do Taboado-MS
Seta
Versão do Sistema: 3.2.10 - 11/01/2023
Copyright Instar - 2006-2023. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia