19 SET 2022
SAÚDE
Saúde oferece atendimento fisioterapêutico para pacientes com incontinência urinária
Com a chegada do médico urologista, contratado pela atual gestão, a Secretaria Municipal de Saúde passou a identificar um aumento significativo no número de casos de pacientes com incontinência urinária e passou a encaminhá-los para o CEDIT – ‘Centro de Especialidade, Diagnósticos, Imagens e Terapia’ – a fim de que recebam tratamento adequado; o que não ocorria anteriormente.

A incontinência urinária é caracterizada pela perda involuntária de urina. Ocorre na ausência do controle da bexiga, podendo acontecer aos esforços, como ao pegar peso, tossir, espirrar; ou por urgência, quando a perda acontece, por exemplo, antes de chegar ao banheiro.
Tem alta incidência na população feminina e pode atingir várias faixas etárias, mas por parecer algo comum, as pessoas acabam não procurando por tratamento. Infelizmente algumas pessoas associam a perda de urina a um processo normal de envelhecimento, mas é importante entender que perder urina não é normal.

A fisioterapia atua na incontinência urinária recuperando as funções dos músculos do assoalho pélvico, pois existe um leque de técnicas que a fisioterapia pode utilizar, sendo muito eficiente nos casos em que a perda urinária ocorre devido ao funcionamento inadequado destes músculos.
Embora alguns casos específicos precisem de cirurgia reparadora, vários outros casos podem ser beneficiados somente com o tratamento fisioterápico, proporcionando melhor qualidade de vida, recuperação da autoestima e confiança no próprio corpo.

“Estamos absorvendo uma demanda que está chegando de mulheres com incontinência urinária e, assim, estamos realizando um trabalho de Fisioterapia para reabilitação nesses casos. Várias pacientes já estão em tratamento”, disse a fisioterapeuta Cristiane.

Em Aparecida do Taboado, o tratamento é realizado pela equipe de fisioterapeutas do CEDIT, formada pela Dra. Cristiane Tonon, Dra. Marcionilia Queiroz e Dra. Ândrea Queiroz que, após encaminhamento médico e posterior avaliação fisioterápica, desenvolvem um protocolo de tratamento, visando fortalecimento da musculatura responsável pelo controle e continência urinária.
Autor: Camila Helem - Diretoria de Comunicação