01 SET 2022
Campanha Setembro Amarelo está sendo realizada em Aparecida do Taboado
“Setembro Amarelo” é uma campanha para mostrar que você é mais forte do que imagina. A campanha que marca o Dia Mundial de Valorização da Vida, 10 de setembro, tem como objetivo falar sobre saúde mental e psíquica pois a maioria das pessoas ainda tem dificuldade em reconhecer que o sofrimento mental é uma doença.

A programação de atividades da Secretaria de Saúde a serem realizadas pela equipe do CAPS neste mês incluirá mesa redonda com os professores de escolas, panfletagem e palestras nas ESFs e em algumas indústrias, levando a valorização da vida como tema.

Para contribuirmos na valorização da vida, devemos ser capazes de perceber os sinais de alerta que uma pessoa emite. Se você perceber que uma pessoa, por exemplo, está desinteressada (até mesmo das atividades de que gostava), não tem mais a mesma produtividade na escola ou no trabalho, está isolando-se de amigos e parentes, descuidando-se da aparência, não se importa mais com suas atividades diárias, isso pode ser sinais de que aquela pessoa está precisando de ajuda.

O primeiro passo é conversar com essa pessoa, mas aqui fica uma dica importante: Deixe que a pessoa fale, sem emitir julgamentos ou opiniões sobre o assunto. Deixe bem claro que sua vontade é apenas ajudar. O que devemos lembrar sempre é que não devemos medir a dor dos outros pelas nossas experiências pessoais e entender que o que não nos afeta não necessariamente não causa dor e sofrimento no outro.

Em Aparecida do Taboado, pessoas que passam por sofrimento mental e psíquico podem buscar ajuda no CAPS “Tião Lapa”, à Rua Maximino José da Rocha, 3445, Chácara Boa Vista. Atendendo pelos telefones: (67) 3565-6147 e também pelo WhatsApp: (67) 99622-3724. Você também pode procurar atendimento nas Unidade Básica de Saúde de seu bairro, no pronto socorro da FESAT e também no Corpo de Bombeiros. Precisamos saber, agir e prevenir. Juntos somos mais fortes.