27 JUL 2022
Secretaria de Saúde alerta sobre os cuidados quanto a Varíola dos Macacos
A OMS (Organização Mundial da Saúde) decretou que a varíola dos macacos é uma emergência sanitária global. Com mais de 16 mil casos em 75 países (sendo mais de 800 no Brasil), a doença provocou até agora cinco mortes.

A Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida do Taboado alerta que a monkeypox ou varíola dos macacos não tem relação direta com os animais, apesar do nome. Ela é uma doença zoonótica viral e sua transmissão ocorre por contato próximo com lesões, fluídos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados como roupas de cama.

Veja os sintomas iniciais mais comuns:
  • Febre
  • Dor de cabeça
  • Dores musculares
  • Dor nas costas
  • Gânglios (linfonodos) inchados
  • Calafrios
  • Exaustão
  • Após 1 a 3 dias, manchas e erupções na pele
 Como se proteger
O uso de máscaras, o distanciamento evitando aglomerações e a higienização das mãos (lavando-as várias vezes ao dia ou higienizando com álcool 70%) são formas de evitar o contágio pela varíola dos macacos.

Quanto ao tratamento
Não há tratamentos específicos para infecções por vírus da varíola dos macacos, segundo o Centro de Controle de Doenças (CDC) dos Estados Unidos. No entanto, o vírus da varíola dos macacos e o da varíola são geneticamente semelhantes, o que significa que medicamentos e vacinas para se proteger da varíola também podem ser usados ​​para prevenir e tratar a varíola dos macacos.

Apesar de ser uma doença com baixa taxa de mortalidade, ela pode dar início a doenças mais graves. Nossa cidade não apresenta até o momento nenhum caso, mas o conhecimento sobre as formas de transmissão e prevenção é de extrema importância.

Fique atento e em caso de dúvidas, procure sua unidade de saúde ou ligue para a Secretaria de Saúde no telefone (67) 3565-2713.